- PUBLICIDADE -

Velha imprensa tenta passar impressão que Trump cedeu mas foi exatamente o contrário

Após uma ligação telefônica com Donald Trump nesta segunda-feira, 4, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou que o Canadá enviará imediatamente 10 mil tropas para reforçar a segurança na fronteira com os Estados Unidos.

A decisão ocorre após Trump impor tarifas de 25% sobre o Canadá e o México, além de 10% sobre a China, em uma estratégia para pressionar os países a adotarem medidas mais rigorosas contra o tráfico de drogas e a imigração ilegal.

“Acabamos de finalizar um acordo inicial com o presidente Trump. O Canadá está implementando um plano de US$ 1,3 bilhão para reforçar a segurança na fronteira. Isso inclui novos helicópteros, tecnologia de ponta e pessoal adicional. Quase 10 mil agentes estarão atuando diretamente nessa operação”, declarou Trudeau na rede social X.

Além do envio de tropas, o governo canadense anunciou a criação de um cargo de “Czar do Fentanil” e se comprometeu a classificar os cartéis de drogas como organizações terroristas. Entre as medidas acordadas, estão a formação de uma força-tarefa conjunta entre Canadá e EUA para combater o crime organizado e o tráfico de fentanil, além de um investimento de US$ 200 milhões para fortalecer a inteligência na área de segurança.

“É minha responsabilidade proteger o povo americano, e estou satisfeito com esse resultado inicial. As tarifas serão suspensas por 30 dias enquanto trabalhamos em um acordo econômico definitivo com o Canadá”, disse o presidente.

A decisão de Trudeau ocorre poucas horas após o México, liderado pela presidente Claudia Sheinbaum, aceitar enviar 10 mil tropas à fronteira sul dos EUA em troca da suspensão temporária das tarifas.

Fonte: O antagonista

Sair da versão mobile