A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 26 de agosto e foram ouvidas 4.090 pessoas. Também foram avaliados o presidente Jair Bolsonaro e os deputados distritais. A metodologia utilizada apresenta uma margem de erro de 1% e intervalo de confiança de 98%
Governo Federal
Perguntados como avaliam o desempenho do governo Bolsonaro, 14,8% acham Ótimo, 16,6% Bom, 20% Regular, 10,9% Ruim e 35,6% acham Péssimo. Já os que não souberam responder o percentual ficou em 2,2%.
Quando a pergunta direciona para a aprovação de Jair Bolsonaro, 38,3% aprovam, 56,5% desaprovam e 5,2% não souberam responder.
Governo Local
No caso do governo local (Brasília), a avaliação de desempenho do governo Ibaneis Rocha (MDB) apresenta que 5,4% acham Ótimo seu governo, 23,9% Bom, 42,1% Regular, 11,8% Ruim e 15,3% acham Péssimo. Já os que não souberam responder o percentual ficou em 1,5%.
O governador também foi testado no quesito aprovação. O desempenho pessoal do governador apresentou os seguintes números através das pessoas ouvidas: 48,1% aprovam a pessoa de Ibaneis, 44,5% desaprovam e 7,4% não souberam responder.
Vicente Pires (66%), Lago Norte (65%), Park Way (64%) e Sobradinho (61%) são as cidades com maiores percentuais de aprovação de Ibaneis Rocha.
Deputados Distritais
Já para o caso dos deputados distritais, a pergunta girou em torno de quem se apresentava como mais atuante no desempenho de suas funções.
O deputado Chico Vigilante (PT) liderou com 8,9% seguido do presidente da Câmara, Rafael Prudente (MDB) com 4,5% dos votos dos entrevistados. Na lanterninha aparecem os deputados José Gomes (Sem partido) e Guarda Jânio (0,3%), sendo que esse último assumiu a cadeira de suplente no último dia 18 de junho, contraiu a COVID-19 e passou mais de 30 dias afastados de suas funções.
Hermeto chega a 50% de aprovação
Um dado interessante nas pesquisas diz respeito ao Líder do Governo no DF, o deputado João Hermeto (MDB). Dentre todos os distritais, Hermeto foi o único a alcançar um percentual de 50% de aprovação em suas bases. No Núcleo Bandeirante e Candangolândia, suas bases mais fortes, esses percentuais ficaram em 50% e 33,3%, respectivamente. Hermeto é um exemplo de dedicação às suas comunidades e inspirou muitos dos demais 23 deputados da Casa Legislativa.
Intenção de votos para 2022
Na pesquisa ESPONTÂNEA, perguntado aos entrevistados em quem votariam nas próximas eleições para governador do DF, o atual governador Ibaneis Rocha dá um banho em seus adversários. Lidera as intenções de votos com 16,6% dos votos, deixando a segunda colocada, a deputada federal Flávia Arruda (PR) com apenas 1,3% das intenções de votos.
O senador Reguffe (Podemos), que tem a tradição de só aparecer próximo aos períodos eleitorais e que sabe-se ser um concorrente ao Buriti, aparece na pesquisa com 0,9% das intenções de votos, ficando atrás dos ex-governadores Rollemberg e Arruda.
Na pesquisa ESTIMULADA, Ibaneis novamente lidera com mais da metade das intenções de votos em relação ao segundo colocado. O atual governador aparece com 28% dos votos, enquanto a senadora Leila Barros (Cidadania) aparece com 12,3% e o senador Reguffe com 10,6%.
Deputados militares na fita
Se as eleições fossem hoje, os deputados que representam a segurança pública do Distrito Federal estariam reeleitos pelo voto direto. João Hermeto (PMDF) e Rooseevelt Vilela (PSB) apresentam um percentual de 0,5% e 0,6% de intenção de votos, ficando na 16ª e 12ª posição, respectivamente, preservando suas cadeiras.
Federais
Para o cargo de deputado federal, a pesquisa apresenta o ex-senador Cristóvam Buarque com 10% de intenção de votos, fechando as 8 vagas disponíveis com o também ex-deputado federal e atual presidente do DEM-DF, Alberto Fraga, com 4,1% de intenção de votos.
Da redação…