Talvez Brasília seja privilegiada, e pioneira, de uma assembleia conjunta das forças policias do DF numa única assembleia, PCDF, PMDF e CBMDF
A Polícia Civil do DF, através de seu sindicato (SINPOL-DF) fará uma assembleia amanhã (14), no complexo da PCDF às 14 horas, para decidirem sobre a proposta do governo federal sobre o parcelamento do reajuste de 18% a eles oferecidos pelo governo Lula
A convocação da assembleia foi feita na tarde desta terça-feira (13), pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol), após reunião realizada no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
No entanto, em grupos policiais militares, que não podem ser sindicalizados, surgiu a ideia de que a assembleia seja coletiva, com a participação de policiais e bombeiros militares.
De acordo com a proposta apresentada pelo governo federal, o reajuste de 18% seria pago em duas etapas, situação que nenhuma das categorias aceitam, já que os recursos são oriundos do Fundo Constitucional do DF e comportável por ele.
Pela proposta do governo Lula, 9% seriam pagos agora em julho e os outros 9% em Janeiro de 2024, coisa que as classes não aceitam de forma alguma.
PLN no Congresso
De acordo com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que desde o início esteve à frente das negociações, eles aguardarão PLN (Projeto de Lei do Congresso Nacional), para apresentar uma emenda sugerindo o pagamento do reajuste em uma única parcela, como foi acordado pelo próprio presidente Lula.
“Claro que se a assembleia dos policiais aprovar o pagamento em duas parcelas não serei eu a fazer confusão”, disse.
Cabe agora às categorias decidirem o que fazer.
Por Jorge Poliglota…