- PUBLICIDADE -

Ibaneis consolida sua chapa em convenção conjunta do MDB, PL e Progressistas, hoje (31) no Centro de Convenções

A convenção conjunta promovida pelo MDB, PL e Progressistas, neste domingo (31), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, consolida, de uma vez por todas, a chapa majoritária do grupo político do governador Ibaneis Rocha. Os filiados das três siglas vão chancelar os nomes de Ibaneis, que encabeça a chapa ao GDF, da deputada Celina Leão para vice e da também deputada Flávia Arruda para o Senado. Vai ficar faltando apenas definir quem vai ocupar a primeira e segunda suplência da chapa ao Senado. A previsão é que elas sejam preenchidas por aliados dos demais partidos.

Maior aliança

Com a conclusão das convenções, as alianças partidárias estarão praticamente definidas. Nesse quesito, Ibaneis Rocha mostrou que sabe como se movimentar e articular nos bastidores. Ele e o conjunto de legendas que apoia sua candidatura vão compor a maior aliança entre todos os partidos que vão participar das eleições deste ano no DF. A coligação de Ibaneis hoje está composta pelo MDB, PL, Progressistas, Patriota, PTB, Solidariedade e Pros.

Novas adesões

Segundo fontes palacianas, Ibaneis Rocha ainda espera a adesão de outros partidos no decorrer da semana. A expectativa é que alguns dirigentes e pré-candidatos dessas outras siglas que ainda vão chegar participem da convenção deste domingo. O grupo de Ibaneis articula a chegada do Republicanos, do Avante, do Agir36 e do Brasil35. Segundo Ibaneis, as portas seguem abertas.

A palavra final do ‘menino-chorão’

Foto: Divulgação/Ag. Senado

Os holofotes dessa etapa final do prazo para a realização das convenções partidárias estarão voltados para o senador Reguffe, do União Brasil. O parlamentar deve dar um ponto final no mimimi se vai realmente concorrer ao GDF ou sair da política como ele anunciou em suas redes sociais ao manifestar a sua insatisfação com possíveis interferência da cúpula de seu partido na montagem de sua chapa. Esse chororô de Reguffe fez o senador ganhar o apelido entre seus aliados de ‘menino-chorão’. É bom o pessoal providenciar uma chupeta.

Lula ficou mais animado com Rafael Parente do que com Leandro Grass

Foto: Divulgação/PSB

O ex-presidente e candidato ao Planalto, Luis Inácio Lula da Silva, do PT, participou da convenção nacional do PSB na última sexta (29) em Brasília e os pessebistas confirmaram o nome do ex-governador de SP, Geraldo Alckmin, como vice do petista. O pré-candidato do PSB ao GDF, Rafael Parente, esteve no evento e se sentou junto com demais dirigentes no palanque junto com Lula. A impressão que ficou é que o petista está mais animado com a candidatura de Parente do que com a do distrital Leandro Grass, do PV, candidato da Federação Brasil da Esperança, que é composta pelo partido de Grass, o PT de Lula e o PCdoB.

Militância ainda não engoliu o violeiro

Pelo visto, não é só o ‘companheiro’ Lula que não comprou a ideia de apoiar Grass. A militância petista reclama até hoje do partido tem cedido a vaga para o distrital violeiro. A ‘companheirada’ tem dito pelos quatro cantos do DF que Leandro Grass é sem sal e não tem a cara da esquerda.

Damares Alves não quer mais saber do DF

Foto: Reprodução/Google Imagens

A ex-ministra Damares Alves, do Republicanos, não deve mais se envolver com as eleições do DF. Ela figurou como pré-candidata ao Senado da legenda até um encontro no Palácio do Planalto que recompôs a chapa de Ibaneis Rocha e tirou Damares da jogada a pedido do presidente Bolsonaro. Segundo fontes bolsonaristas, a ex-ministra vai entrar de cabeça na campanha do antigo chefe para ajudar a primeira-dama, Michele Bolsonaro, no trabalho de consolidação do apoio do segmento evangélico a Jair Bolsonaro. Essa falta de interesse de Damares Alves pela política brasiliense reforça o discurso de seus opositores de que ela caiu aqui de paraquedas.

Arapongagem em alta

Foto: Reprodução/Google Imagens

O episódio de espionagem revelado pela Veja envolvendo a deputada Flávia Arruda e um senador mineiro deixou políticos e autoridades do DF em alerta. O pessoal agora está com medo de ser vítima de arapongagem durante o período eleitoral, pois vale tudo para ganhar as eleições. É bom ficar atento já que muita coisa é descoberta quando se está sendo vigiado. Quem estiver pulando a cerca ou fazendo uso de produtos ilícitos que se cuide.

*Coluna escrita pelo jornalista José Fernando Vilela, Editor Chefe do Portal Expressão Brasiliense

Acesse nosso Twitter (Opinião Brasília): @tenpoliglota

Sair da versão mobile