A videoconferência é forma encontrada por muitos hospitais do país para que haja uma comunicação mais afetiva e humanizada entre pacientes e familiares
O deputado distrital Rodrigo Delmasso apresentou nesta segunda-feira (06) um projeto de lei que prevê visita virtual através de videochamadas de familiares a pacientes internados com covid 19 nos hospitais públicos e privados do Distrito Federal.
Um grave efeito colateral que a covid 19 vem produzindo, segundo a comunidade médica, é um quadro de ansiedade e depressão tanto para pacientes quanto para seus familiares pela falta de informação.
Para conter esse quadro danoso à saúde, o deputado Rodrigo Delmasso apresentou a proposta que dispõe sobre a visita virtual, por meio de videochamadas, de familiares a pacientes internados em decorrência do novo coronavírus.
De acordo com o projeto a realização da videochamada deve ser previamente autorizada pelo profissional responsável pelo tratamento do paciente.
Caberá as instituições de saúde públicas ou privadas, a operacionalização e apoio logístico, respeitando-se as particularidades e limitações de cada equipamento.
Neste domingo (05), o Distrito Federal atingiu a marca de 57.854 casos confirmados do novo coronavírus e 636 pacientes mortos pela doença, segundo os números atualizados pela Secretaria de Saúde do DF.
“Por motivos de segurança, as políticas de visita a pacientes internados diagnosticados com o novo coronavírus são bastante restritivas, algo que, segundo relatos causa bastante angustia tanto em quem está́ doente, quanto em seus respectivos familiares’”, justifica Delmasso.
A proposta se for aprovada, vai permitir que sejam realizadas visitas virtuais, através de videochamadas com o objetivo para que o enfermo não fique tanto tempo sem ter contato com seus familiares.
“A presença dos familiares, mesmo que seja de forma virtual pode auxiliar consideravelmente no processo de recuperação de pacientes com a covid 19 por trazer conforto e distração”, ressaltou Rodrigo Delmasso.
Ele destacou ainda que a ideia apontada na proposta já está sendo implementada em diversos hospitais no País.
Veja o Projeto de Lei
Fonte: RadarDF