De acordo com levantamentos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e do Ministério da Saúde (MS), falsários estão aproveitando a onda da vacinação para aplicar golpes
Segundo os órgãos, o momento exato da população se deslocar aos postos de saúde para se vacinarem será amplamente divulgado nos meios de comunicação oficiais dos governos locais e federais e nos demais meios de acessos a população.
Conforme explicou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde substituto, Alexandre Garcia, as pessoas que estiverem na lista de prioridade deverão procurar uma unidade de saúde portando documento de identificação com foto e número do CPF quando o cadastramento será feito in loco e ele será vacinado.
O possível golpe que está tentando ser aplicado aos mais incautos consiste no agendamento da vacinação contra a covid-19 pelos falsários. Os suspeitos enviam SMS através de um código ou link de confirmação para o celular da vítima pedindo para que a ela informe os números enviados ou clique em um link. Feito isso pela vítima, os meliantes acessam o aplicativo de mensagens da vítima e consegue acessar dados sigilosos. Portanto, se você receber sinais dessa natureza informe imediatamente à polícia e aos órgãos de saúde.
Esse tipo de crime tem aumentado no DF, segundo a SES-DF. No primeiro semestre de 2020, o número de ocorrências de estelionato virtual aumentou 347% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em casos de ser vítima de golpes, denuncie através dos canais de comunicação da Polícia Civil do DF: 197 ou 3207-4892; ou pelo WhatsApp: (61) 98626-1197.
Por Poliglota com informações do blog dfsoberano