- PUBLICIDADE -

Você sabe o que comemoramos hoje? O Dia do Blogueiro! Categoria de suma importância na comunicação do DF

Criticados pelas grandes redes de TV, jornais e portais que se julgavam soberanos na comunicação nacional, hoje a data é especial para uma categoria de suma importância quando o assunto é a informação: Os Blogueiros!

Não foi fácil para a grande classe do Distrito Federal voltada à comunicação se estabelecer. Muitas barreiras foram ultrapassadas até que a então deputada distrital Luzia de Paula (do antigo PEN) resolveu encampar uma causa justa e apresentar um Projeto de Lei de nº 5.040 de 25 de fevereiro de 2013, que foi aprovado, e que criava o Dia do Blogueiro.

Blogueiros e profissionais de imprensa titulares de sites e veículos da chamada imprensa alternativa, do DF e Entorno, fizeram o lobby necessário para que a classe fosse reconhecida e respeitada. Brasília foi a pioneira em criar esse dia tão especial e, quiçá, a única capital do país que comemora, com honra, esse dia.

A data, comemorada no dia 7 de junho, lotou completamente o plenário da Câmara Legislativa. Uma Sessão Solene proposta pela então deputada foi especialmente realizada para comemorar a data, no Plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

Democraticamente, a Mesa de Trabalhos foi disponibilizada para que vários blogueiros e jornalistas homenageados estivessem sentados nela. A palavra foi aberta a todos que quisessem se pronunciar. Era um marco na comunicação brasiliense, uma vitória daqueles que subjugavam os blogueiros e os chamavam de “imprensa marrom”.

Na época não existia uma associação consolidada. Eram grupos que se dividiam, mas que não tinham a visão que dois grandes jornalistas da capital que vislumbravam algo diferente: o professor Francisco Lima Júnior (IN MEMORIAM) e o jornalista Tony Duarte (Editor VChefe do Portal RadarDF). Com o afinco desses dois foi criada, então, a Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP), com o auxílio e simpatia da Associação dos Veículos Comunitária do DF e Entorno (ASVECOM), Salvador Serapião, do Movimento dos Blogueiros, Eldo Gomes, da Associação dos Ativistas Digitais do DF, Jeová Rodrigues, além dos blogueiros Sandro Gianelli, Cris Oliveira, Donny Silva e de personalidades e autoridades como o deputado Federal Rogério Rosso, o poeta Raul Canal, o ancora da TV Band e editor do Blog Só Notícia Boa, Rinaldo de Oliveira e o administrador Regional de Ceilândia, Vilson José.

Hoje, grande parte dessa a turma já não compõe mais a associação. A evolução dos tempos também fez com que a associação crescesse, se profissionalizasse e tomasse uma dimensão imensurável. Desde o ano passado a ABBP passou a denominar-se Associação Brasileira de Portais de Notícias, atravessando as fronteiras do DF e se federalizando. Propostas de vários Estados para a abertura de sedes estão sendo estudadas pela Diretoria Executiva da Associação como em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e João Pessoa.

Voltando a ex-deputada Luzia de Paula, a mesma além de ser autora do PL apresentou e conseguiu aprovar a Emenda à Lei Orgânica nº 74, que destinava e destina, no mínimo, dez por cento da verba de publicidade do Poder Público do Distrito Federal para os veículos de comunicação alternativos (jornais, blogs, rádios e TV´s comunitárias). Na época Luzia disse: “A Lei é um exemplo para todo o país, pois estabelece uma realidade mais digna no que diz respeito à gestão dos recursos destinados a publicidade governamental”.

Portanto, hoje, dia 07 de junho, Blogueiros e Jornalistas merecem nossos parabéns e respeito à grande contribuição que têm dado à comunicação da Capital Federal, com seriedade, respeito e ética que o bom jornalismo exige.

Por Poliglota, Jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília e Presidente do Conselho de Ética da ABBP

Sair da versão mobile