- PUBLICIDADE -

Valparaíso de Goiás: A oitava cidade mais segura para se viver

O ranking de classificação pertence ao Anuário 2024 “Cidades Mais Seguras do Brasil”, um indicador exclusivo produzido pela MySide, que considera a taxa de mortes a cada 100 mil habitantes. Contudo, os dados aplicados na análise são do IBGE e do Ministério da Saúde

As informações elencadas pelo portal MySide, de certa forma, corroboram com o balanço das ações das Forças de Segurança do terceiro trimestre de 2024, apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás há dois dias.

Na oportunidade, o secretário Renato Brum dos Santos apresentou à imprensa os resultados e a atuação integrada das forças de segurança no combate ao crime, com dados provenientes do Sistema RAI (Registro de Atendimento Integrado).

Em Goiás, em 2024, 107 municípios não registraram homicídio consumado, por exemplo. O levantamento feito pelo Observatório de Segurança Pública mostrou ainda que o estado registrou diminuição de 85% no número de latrocínios. Outra queda significativa foi a dos homicídios dolosos, com redução de 56,07%.

Valparaíso como referência

No caso específico de Valparaíso de Goiás, o município fica atrás apenas de Anápolis (GO) – 12,9; Brasília (DF) – 14,3; Águas Lindas de Goiás (GO) – 14,2; Rio Verde (GO) – 14,6; Cuiabá (MT) – 16,2; Rondonópolis (MT) – 18,5 e Três Lagoas (MS) – 20,1.

O prefeito eleito Marcus Vinicius (MDB) falou ao Jornal Opção Entorno que os trabalhos na transição de governo já estão ocorrendo, para que a nova gestão possa realizar, o quanto antes, concurso público para a contratação de novos guardas municipais. “Nós também queremos revisar o plano de carreira e queremos trabalhar muito para que Valparaíso continue sendo essa referência em índices positivos”, enfatizou.

Marcus Vinicius divulgou que a transição de governo já está ocorrendo, de modo que a nova gestão possa realizar concurso público para novos guardas municipais

O novo gestor executivo destacou ainda alguns fatores, que segundo ele, são fundamentais para uma cidade mais segura. “Isso acontece quando a gente avança na iluminação pública, quando a gente tem uma educação cada vez melhor, quando a gente consegue fazer a inclusão do morador na cultura do município, com eventos esportivos e culturais”, concluiu.

Com informações Jornal Opção

Sair da versão mobile