Veja local e horário da vacinação dos profissionais de segurança do DF. Nesta primeira etapa, Governo do DF planeja aplicar 2.310 doses entre esta segunda (5/4) e terça-feira (6/4)
A vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da segurança pública do Distrito Federal começa nesta segunda-feira (5/4). A princípio, serão aplicadas 2.310 doses.
Segundo o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo Ferreira, nesta fase inicial, serão imunizados os profissionais na linha de frente, por conta da maior exposição ao risco de contágio e transmissão.
Os membros das forças encarregados de resgates e atendimento pré-hospitalar e vigilância das medidas de distanciamento social também serão contemplados nesta primeira etapa.
“A idade também foi outro fator determinante para a definição de prioridades”, afirmou. A intenção da pasta é imunizar as forças o mais rápido possível, conforme a chegada de novas doses do Ministério da Saúde (MS).
PMDF
No caso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o objetivo é imunizar 770 homens e mulheres até terça-feira (6/4), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Núcleo Bandeirante.
Na PMDF, a vacinação segue a lista nominal composta por todo o efetivo da corporação, composta por cerca de 10 mil policiais.
A lista com os 770 nomes foi dividida em quatro partes. A primeira vai do 1º nome ao 193º. A segunda contempla do 194º ao 385º. Na sequência, abrange do 386º ao 577º. E, por fim, do 578º ao 770º.
O primeiro grupo será vacinado na manhã desta segunda-feira. O segundo, na tarde do mesmo dia. O terceiro será contemplado no período matutino de terça-feira. E, o quarto, no período vespertino do mesmo dia.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também planeja imunizar os 460 militares mais antigos na UBS da Cidade Estrutural, divididos entre a segunda e na terça-feira, seguindo o critério da antiguidade.
PCDF
A meta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) é vacinar 370 agentes e delegados mais velhos em atividade entre esta segunda e terça-feira, na UBS do Guará, na QE 6.
Nesta segunda, os primeiros 93 receberão a 1ª dose. Na parte da tarde, serão imunizados do 94 ao 186. Já na terça-feira pela manhã serão vacinados do 187 e 282. No período vespertino, segue do 283 ao 370.
Polícia Federal
Nesta etapa inicial, a vacinação na Polícia Federal (PF) vai contemplar 240 profissionais, na UBS nº 1 do Riacho Fundo I, na QN 07, Área Especial nº 09.
Os policiais serão divididos em dois grupos. O primeiro será vacinado na segunda-feira, das 13h às 17h. O segundo na terça-feira, das 8h às 12h.
A PF determinou quatro critérios para recebimento de vacina. Confira as regras:
I – policiais que fazem a escolta das vacinas;
II – servidores ou colaboradores que fazem atendimento ao público e presos em local confinado;
III – voluntários de operações fora do Distrito Federal nos anos de 2020/2021 (com número de viagens igual ou superior a 03); e
IV – idade / exposição.
SSP
Segundo o subsecretário de Assistência Integral à Saúde, Alexandre Garcia, na segunda-feira, na UBS nº 1 do Riacho Fundo I, serão aplicadas 50 doses para servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Na mesma data, na UBS nº 1 da Candangolândia, serão imunizados 70 membros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 120 d0 Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Na segunda-feira pela manhã, na UBS nº 4, no Lúcio Costa, 60 servidores da Secretaria de Justiça, vinculados ao serviço socioeducativo, serão vacinados.
Ainda no Lúcio Costa, na tarde de 5 de abril, 80 servidores da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF). Na manhã de terça-feira (6/4), na mesma UBS do Lúcio Costa, serão 30 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Detran
Segundo a assessoria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), serão aplicadas, inicialmente, 80 doses, na terça-feira (6/4). A autarquia respeitará os critérios de idade e participação no trabalho presencial.
Serão vacinados servidores da fiscalização e do atendimento à população. O imunizante será aplicado na UBS nº 4, no Lúcio Costa. A princípio, a vacinação será no período vespertino.
Planejamento
Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), a organização e postos para aplicação das doses foram definidos de acordo com o plano interno de cada órgão, levando em conta critérios como idade e maior exposição ao risco de contágio e transmissão.
O planejamento foi elaborado em reuniões entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), Secretaria de Saúde e representantes das corporações.
A pasta da Segurança e a PF enviaram para a Secretaria de Saúde os nomes e Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) dos profissionais que serão contemplados nesta etapa.
Veja os critérios gerais para a ordem de vacinação, segundo a Secretaria de Segurança Pública:
- Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
- Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;
- Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19; e
- Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independentemente da categoria.
O planejamento para a distribuição das doses seguiu os princípios da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (MS), estabelecida nota técnica nº 297 de 2021.
Fonte: Metropoles.com