- PUBLICIDADE -

Um Pinóquio, diz ex-subchefe do DOP da PMDF sobre seu colega

O coronel Paulo José Bezerra, ex-subchefe do Departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), afirmou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa (CLDF) que o coronel Marcelo Casimiro é o responsável pelas manifestações de 8 de janeiro de 2023.

Bezerra disse que não era sua atribuição abrir a Esplanada dos Ministérios para os manifestantes, refutando a tese apontada por Casimiro em depoimento anterior à CPI. O coronel disse que não teria porquê abrir a Esplanada, já que nem é de sua competência tal função.

“Teve uma reunião no sábado, com o delegado Andrei (da Polícia Federal), e ele manifesta preocupação com a eventual manifestação agressiva. Acho interessante, porque eu não soube dessa reunião”, disse Bezerra.

“Inclusive, o Casimiro credita a mim a ordem de abrir a Esplanada. Eu chego de férias e não estava inteirado sobre possíveis manifestações. O Casimiro merece um troféu Pinóquio, de cara de pau do ano”, completou Bezerra.

O pedido da Polícia Federal para que a Esplanada fosse fechada foi negado pela cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

Bezerra disse que esteve afastado da corporação de novembro a início de janeiro e que, quando retornou, toda a cúpula do DOP estava de férias. Ele também disse que foi convidado por Naime a integrar o DOP para integrar a parte administrativa, e não a área operacional.

Bezerra é um dos policiais militares denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e por infringir a Lei Orgânica e o Regimento Interno da PM.

Dos sete oficiais presos na operação, seis tiveram os salários suspensos pelo comandante-geral da PMDF, Adão Macedo, cumprindo uma determinação do ministro Alexandre de Moraes. A única exceção, por ora, é o próprio coronel Paulo José Bezerra.

Sair da versão mobile