Segundo pesquisa Quaest, 63% dos brasileiros acham que Lula não está cumprindo as promessas de campanha

Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada quarta-feira, 8, indica que 63% dos brasileiros percebem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está atendendo às expectativas geradas pelas suas promessas de campanha de 2022. Por outro lado, 32% dos entrevistados acreditam que o presidente está honrando seus compromissos reforçados durante a eleição.

A pesquisa entrevistou 2.045 participantes de forma presencial em 120 municípios entre 2 e 6 de maio, apresentando uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Os dados revelam que há uma divisão regional significativa: enquanto 74% dos moradores do Sudeste sentem que Lula não está cumprindo suas promessas, no Nordeste, onde o apoio ao PT é mais forte, 50% consideram que ele está cumprindo o que prometeu na disputa com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em meio aos questionamentos sobre a realização de suas promessas, Lula admitiu em março, durante um evento no Rio Grande do Sul, que não atingiu as expectativas. Ele comparou o progresso das políticas implantadas à maturação de uma jabuticaba, ressaltando a necessidade de tempo para que os resultados sejam visíveis.

A mesma pesquisa da Quaest também abordou a percepção sobre o foco do governo Lula, onde 52% dos entrevistados acham que o presidente governa pensando não bem de todo o Brasil. No entanto, 35% veem que ele está governando apenas para aqueles que o elegeram em 2022, enquanto 13% acharam melhor nem responder a pesquisa.

Com informações ESTADAO e foto divulgação internet