- PUBLICIDADE -

Ricardo Vale defende integração de Políticas Sociais e segurança para combater violência

Vice-presidente da CLDF discute estratégias para o acolhimento de pessoas em situação de rua e fortalecimento de políticas públicas durante coletiva

O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Ricardo Vale (PT), destacou a importância da integração entre as forças de segurança e as políticas sociais para combater a violência de forma mais eficaz, especialmente nas áreas mais carentes. Durante uma coletiva de imprensa com o portal DF Soberano, o parlamentar abordou sua trajetória política e seus esforços na CLDF, revelando uma preocupação crescente com o número de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Engajado em questões como o combate à violência contra a mulher, o acolhimento de animais e a melhoria da infraestrutura urbana, Vale tem se dedicado também às pessoas em situação de rua. Ele agora faz parte de um Grupo de Trabalho do Poder Executivo que visa desenvolver estratégias para enfrentar esse desafio. “Essa situação é muito grave e vem crescendo mais a cada dia. Nem eles querem estar na rua e nem a gente os quer por lá”, enfatizou o deputado.

Uma das medidas discutidas é a ampliação do aluguel social, que Vale considera crucial, mas enfatiza que é necessário fortalecer essa política pública para evitar que essas pessoas acabem nas ruas. Recentemente, representando a CLDF, participou da primeira reunião com o governo do Distrito Federal (GDF) sobre o plano de acolhimento a essas pessoas. Junto com representantes do Movimento dos Moradores de Rua, ouviu do chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, que o Executivo pretende intensificar os esforços para assegurar que os acolhidos não retornem às ruas e que novas ações de desocupação serão suspensas enquanto o governo avalia as intervenções já realizadas.

Ricardo Vale defendeu a importância de um trabalho conjunto e bem articulado com os movimentos sociais para garantir o sucesso do programa. “Uma ação de médio e longo prazo, garantindo que as pessoas não voltem para as ruas, depende de uma rede bem estruturada trabalhando para manter as pessoas integradas na sociedade”, concluiu o deputado, aplaudindo a disposição do GDF em negociar o plano.

Com informações DFSoberano

Sair da versão mobile