- PUBLICIDADE -

Rafael Prudente: “A densidade eleitoral de Ibaneis o credencia a concorrer à reeleição”

Ontem (18), dando sequência às sabatinas tradicionais que promove todos os anos, a Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP), entrevistou o deputado distrital, presidente do MDB-DF e presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente.

Muitos questionamentos foram feitos acerca da situação política do DF, principalmente a questão da saúde, servidores públicos e a relação Câmara/Sociedade.

Rafael disse que um dos grandes calos de qualquer governador é a questão da saúde. Muitos governos fizeram vistas grossas nessa questão e hoje o governador Ibaneis Rocha (MDB) tem muita dificuldade em ajustar o estrago deixado. As prioridades nas contratações de servidores, na construção de várias Unidades de Saúde e o emprego de recursos direcionados tem sido o carro chefe do governo como forma de compensação ao tempo perdido no passado.

Outra questão muito importante foi a valorização dos servidores, não no patamar que o governo desejava, mas que podia no e pelo momento difícil da pandemia. A determinação para o pagamento da última parcela devida aos servidores públicos foi um exemplo da austeridade e determinação do governador Ibaneis em valorizar cada vez mais esses servidores que são a máquina administrativa do GDF. “É preciso corrigir o salário dos servidores e essa será uma pauta priorizada na Câmara Legislativa em prol daqueles que trabalham muito”, enfatizou.

Rafael também disse que está trabalhando para que o compromisso do governador em se reeleger seja atingido, mesmo que haja interesse de alguns em querer colocar água no chopp: “O governador Ibaneis decidiu concorrer à reeleição. O MDB reconhece a densidade eleitoral e o compromisso político dele com a população de Brasília e não deixará de apoiar a decisão dele. Se não mudar de ideia, com toda certeza acho que teremos a oportunidade de quebrar um tabu de não reeleger um governador no DF”, afirmou.

Rafael fez questão de destacar o trabalho que a Casa Legislativa vem desenvolvendo desde o início da legislatura. “Tivemos um crescimento de cerca de 200% em relação a gestões anteriores. Não paramos um só minuto, mesmo nessa crise pandêmica, votando todos os projetos de interesse do governo em prol da cidade e sua população. O lançamento do aplicativo “Na Palma da Mão” só veio fortalecer ainda mais a proximidade entre a comunidade e aqueles parlamentares aos quais ela confiou seu voto. Um investimento altíssimo, mas que com poucos dias já podemos observar o retorno com a participação da sociedade”, disse.

Questionado sobre seus projetos políticos para o próximo ano, que será o eleitoral, Rafael disse que trabalha harmonicamente dentro do partido ouvindo a todos. O objetivo da legenda é colocar pelo menos três distritais, dois federais e a reeleição do governador Ibaneis. “Claro que para isso será necessário muita conversa e articulação política. Não podemos esquecer da história do MDB no país e na capital federal e todo diálogo será importante. O legado de grandes caciques políticos que tivemos, como o ex-governador Roriz, e o que ainda temos, como Tadeu Fillippeli, devem ser respeitados”, afirmou.

“Quanto a mim, venho trabalhando ouvindo minha base e meus eleitores. Meu projeto político jamais pode ser sozinho. Apesar das eleições já estarem batendo à porta, temos muito trabalho para realizar até o final do ano e nos meses que antecederão as eleições de 2022. Nossa maior prioridade é prestar contas à sociedade e auxiliar o governo naquilo que seja, efetivamente, de interesse da população. Proporcionalmente, para 2022, estou me sentindo muito à vontade”, completou Rafael.

Na eleição de 2018, Prudente reelegeu-se deputado distrital com 26.373 votos, ou 1,78% dos votos válidos, sendo a quarta maior votação para o cargo naquela eleição. Em janeiro de 2019, foi eleito por seus pares como presidente da Câmara Legislativa com dezessete votos, derrotando o deputado Cláudio Abrantes, que recebeu sete votos. Foi empossado no cargo em 1º de janeiro, tornando-se o mais jovem presidente da Câmara Legislativa. Em março de 2019, Prudente foi eleito presidente do MDB no Distrito Federal, em substituição ao ex-vice-governador Tadeu Filippelli.

Da redação

Sair da versão mobile