- PUBLICIDADE -

PMDF flagrou mais de 1,7 mil motoristas usando o celular no volante

De acordo com o código de trânsito, dirigir o veículo segurando ou manuseando telefone celular é infração gravíssima

Entre os dias 03 e 09 deste mês, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) flagrou 1.788 pessoas utilizando o celular enquanto dirigiam. As informações constam no último boletim de produtividade do trânsito da corporação.

Apenas durante o final de semana, entre sexta-feira (07) e a madrugada dessa segunda-feira (10), ações da PMDF e do Detran autuaram 342 pessoas pela mesma infração. Segundo o Detran-DF, no primeiro semestre deste ano foram registradas 46.095 infrações desse tipo.

De acordo com o código de trânsito, dirigir o veículo segurando ou manuseando telefone celular é infração gravíssima, cuja penalidade é multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Outro número que se destaca é número de autuações por embriaguez ao volante. No mesmo período, foram 431 pessoas flagradas sob influência de álcool. Ainda durante o fim de semana, foram flagradas 200 pessoas bêbadas dirigindo.

Nesse caso, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a infração é gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, o valor da multa é em dobro.

Ainda na última semana, a PMDF flagrou 160 pessoas dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Apenas durante o final de semana, foram 46.

JBr

Sair da versão mobile