- PUBLICIDADE -

Pesquisa: Quem são os ministros do STF melhor avaliado e o pior avaliado

Uma pesquisa realizada pelo Instituto AtlasIntel, realizada no último sábado (25) e encerrada ontem (28), mostrou quem são os ministros do Supremo Tribunal Federal mais bem avaliados e quem é o pior, segundo a opinião popular e a AtlasIntel

Encabeçando a lista de melhor avaliada está a Ministra Carmen Lúcia, seguida, pasmem, de Alexandre de Moraes. Dos rejeitados, André Mendonça é o de menor índice, talvez pela falta de conhecimento entre os entrevistados. Mas o grande campeão em rejeição foi o ministro Dias Toffoli.

A pesquisa do instituto AtlasIntel foi feita a pedido do Estadão. Atualmente, 40% dos entrevistados têm uma imagem positiva da ministra. Outros 37% têm uma visão negativa e 23% não souberam opinar. Em relação à última pesquisa Atlas sobre o tema, a percepção sobre a ministra piorou um pouco: na última rodada, em fevereiro deste ano, 48% disseram ter uma visão positiva do trabalho dela.

Dias Toffoli aparece como tendo a imagem mais negativa entre todos os ministros do Supremo. 52% dos entrevistados disseram ter uma imagem negativa do ministro, e só 18% disseram vê-lo positivamente. Outros 30% não souberam responder.

Uma das possíveis causas que colocaram Toffoli como o pior de todos, pode estar relacionado às decisões monocráticas tomadas por ele as quais beneficiaram réus e investigados da operação Lava Jato. Ao anular todas as decisões da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba (PR) contra o empreiteiro Marcelo Odebrecht, na última terça-feira, Toffoli enterrou sua reputação perante a população.

Para o diretor-executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, a decisão de Toffoli manteve a blindagem de Marcelo Odebrecht contra processos e investigações nos 12 países onde a empreiteira admitiu ter pago propinas.

Em janeiro deste ano, outra rodada da mesma pesquisa Atlas apontou Alexandre de Moraes como o ministro mais popular da Corte, com 51% de visões positivas. Em seguida vem Flávio Dino, com 36% de visão positiva e 41% de opiniões negativas.

Aguardemos as próximas pesquisas…

Sair da versão mobile