O ceilandense Jânio Farias Marques, mais conhecido como Guarda Jânio, e que assume agora uma cadeira legislativa, é um defensor de Ceilândia. Vindo da Vila do IAPI, ainda pequeno, cresceu junto com a cidade e hoje batalha para ver o progresso e o bem da população e sua classe, a Polícia Militar do DF
Foi candidato a Deputado Distrital em 2002 e recebeu o voto de confiança de 3.310 eleitores, em 2006, encarou as urnas mais uma vez e quase dobrou seus votos passando para 6.441 votos, em 2010 foi candidato pela terceira vez e obteve 13.735 votos, sendo o 18º mais votado do DF. Já em 2014, Jânio recebeu 14.939, mas não conseguiu se eleger. Candidato ao cargo de Deputado Distrital no Distrito Federal pelo PROS, Guarda Janio obteve 10.524 votos totalizados (0,71% dos votos válidos) mas não foi eleito nas Eleições 2018.
Foi destaque inúmeras vezes em canais de televisão (Globo, Record, SBT, Rede Bandeirantes, Rede TV, TV Justiça e TV Câmara). Foi entrevistado no programa do Jô (Globo), teve matérias em diversos jornais e revistas (Correio Brasiliense, Jornal de Brasília, Jornal Coletivo, Jornal Noticias do DF, Jornal Ceilandense, Jornal O Globo, Jornal Gazeta de Taguatinga e Revista Em Foco) e com esse trabalho, se tornou o primeiro soldado da Polícia Militar do Distrito Federal a receber o Título de Cidadão Honorário de Brasília.
Cristão, carismático, divertido e irreverente, começou com trabalho social no grupo de Teatro Rodovia, onde realizava campanhas educativas de trânsito em Escolas Públicas e particulares.
Guarda Jânio ficou muito conhecido no Distrito Federal, por sua atuação extremamente irreverente no Centro de Taguatinga, quando organizava o trânsito no semáforo.
Com uma grande circulação de pessoas e carros, ele apitava, fazia gestos, gritava, jamais aplicou uma multa, seu papel era de conscientizar motoristas e pedestres para terem mais atenção no trânsito.
“Assumo com um discurso conciliador. Precisamos mostrar aos nossos representados que a representação política de categorias tão importantes no segmento de segurança pública do DF precisam de ser reforçadas, pois só assim poderemos ser ouvidos. Procurarei meus dois colegas que já estão lá e vou propor construirmos juntos projetos que tragam verdadeiros benefícios às nossas classes”, disse Jânio.
Da redação com informações Diário de Ceilandia – Por Sandro Gianelli