- PUBLICIDADE -

Ministério da Saúde prejudica vacinação no DF, oposição propaga fake news e classe política se omite

Parte da vacina que seria usada para a população foi desviada para tropa de militares e pessoas de outros Estados. Enquanto isso, oposição produz fake news acusando o GDF de estocar vacina

A falta de vacina no Distrito Federal precisa unir a classe política local, seja de situação ou oposição, em busca de uma solução do problema. Isso é importante para desmistificar que o governo não está vacinando por estocar o medicamento, uma fake news que a oposição vem bradando. Uma mentira que tem intenção eleitoral.

O momento é de todos se unirem e cobrarem do Governo Federal o envio de vacinas para suprir a quantidade que foi desviada para vacinação de tropas militares e pessoas de outros Estados. Uma boa notícia, num primeiro momento o Ministério da Saúde prometeu entregar nesta quarta-feira (21) 120 mil doses para o Distrito Federal.

A omissão da classe política é tamanha que dos oito deputados federais, três senadores e ainda dois ministros, nenhum se manifestou ou correu atrás para que o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, enviasse mais vacinas contra a covid-19 para acabar com o déficit vacinal no DF.

Em pouco mais de cinco meses da campanha de vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde do DF imunizou 123.794 pessoas de outras unidades da Federação que receberam a primeira dose, sendo que 47.862 completaram o ciclo vacinal com a segunda dose. São vacinas que deixaram de ser recebidas pelos brasilienses e o Ministério da Saúde tem a obrigação de repor.

Os moradores dos cinco estados que mais procuraram o DF foram os de Goiás (44,99% das doses aplicadas, considerando D1 e D2), Minas Gerais (11,45%), São Paulo (6,60%), Rio de Janeiro (6,14%) e Bahia (4,85%).

Somado a este percentual de vacinas, aplicadas no público externo, está a pouca demanda do imunizante no DF.

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, vem repetidamente cobrando do Ministério da Saúde, que ignora o pedido. Nesta segunda-feira (19), o ministro da Saúde, Marcelo Quiroga, ao se referir sobre a vacinação no nosso quadrado, deixou o descaso bem claro.

No mesmo dia, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que o Distrito Federal espera pela chegada de 120 mil doses de vacinas. Essa carga não dá para colocar a capital federal entre os cinco entes federativos que mais avançam no processo de imunização no país.

Sem uma forte pressão, a reposição de vacinas que o DF tem direito, não vai ocorrer e a população da capital federal ficará no final da fila dos imunizados.

Os senadores e deputados federais do Distrito Federal, além de dois ministros de Estado, se omitem diante da situação. A preocupação, parece, é criar o caos, para tirar proveito nas eleições do próximo ano. Tem político que pelo poder é capaz de deixar morrer o seu próprio povo.

É o que acontece hoje no Distrito Federal, onde apenas o governador Ibaneis Rocha e sua equipe correm para resolver o problema e vacinar a população, mesmo sofrendo ataque com fake news 24 horas por parte de políticos oportunistas da oposição. Essa velha política tem que deixar de existir no Distrito Federal, em prol da saúde da população brasiliense.

Fonte: Portal do Callado

Sair da versão mobile