- PUBLICIDADE -

Izalci diz que CPMI pode apontar verdadeiros culpados pelos ataques de 8 de janeiro

O senador Izalci Lucas e a deputada federal Bia Kicis, estiveram na Papuda para vistar os 174 pessoas, acusadas pelo vandalismo violento do dia 8 de janeiro, que culminou com a invasão das sedes dos Três Poderes. Ao RadarDF, Izalci disse que só a CPMI do Congresso Nacional pode revelar os verdadeiros culpados

Experiente e profundo conhecedor das forças de segurança do Distrito Federal, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), estará entre os 15 senadores e 15 deputados que formarão a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), do Congresso Nacional, que irá investigar os atos violentos que culminaram com a invasão das sedes dos Três Poderes da República, no dia 8 de janeiro.

A CPMI deve ser lançada no próximo dia 18 deste mês, logo que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(PSD-MG), retornar de uma viagem à China, que ocorre ainda esta semana, a convite do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

O senador Izalci afirmou ao RadarDFque na visita feita ao Complexo Penitenciário da Papuda, no período da manhã de ontem(10), conversou com muitos presos, acusados de terem participado do vandalismo contra o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.

Ele estava acompanhado da deputada federal Bia Kicis(PL-DF).

O total de presos, segundo Izalci, é de 174 pessoas que passaram por uma audiência de custódia virtual, que as manteve presas sem que tivesse o direito de defesa.

“Sou contra quem depreda o patrimônio público. Quem faz isso tem que ser punido severamente. Agora, é necessário separar o joio do trigo dando a oportunidade de defesa a todos”, defendeu.

O senador disse que irá trabalhar no sentido de sensibilizar os colegas no Congresso Nacional para esses casos.

“Queremos que seja aplicado o devido processo legal. Quem for culpado tem que ser punido, mas não podem ficar tanto tempo presos, sem que tenham a oportunidade de se defender. Vamos investigar tudo isso na CPMI”, pontuou.

O senador brasiliense afirmou ainda, que só a CPMI pode chegar, com exatidão, aos verdadeiros culpados pelos atos violentos e antidemocráticos que sacudiram a República no início desse ano.

“Se tem gente do governo Bolsonaro envolvido, também tem gente do atual governo, que sabia de tudo, cruzou os braços e não fez nada para impedir, o que muitos deles chamam de tentativa de golpe,” disse o senador.

RadarDF

Sair da versão mobile