- PUBLICIDADE -

Ibaneis dispara e vai a 41%. Oposição vai ficando pelo caminho

Depois de duas pesquisas divulgadas em menos de cinco dias, onde o atual governadoriável e pré-candidato à reeleição no DF, Ibaneis Rocha (MDB), aparece na liderança, mais uma pesquisa foi divulgada e a diferença só aumentou

Desta vez a pesquisa foi encomendada pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) ao Instituto Iveritas e realizada entre os dias 28 de junho e 1º de julho, Registrada no TSE sob o número: DF -01748/2022 em 17.07.2022.

O levantamento coloca o atual governador com 41% de intenções de votos contra o até então adversário direto, José Roberto Arruda (PL), que apresentou 20,6%, ou seja, a metade das intenções de votos.Veja:

Para um provável segundo turno, caso Arruda seja beneficiado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que dia 03 julgará a Lei de Improbidade Administrativa (Arruda está sob LIMINAR), a lavada continuará, segundo a pesquisa, apresentando 49% para Ibaneis contra 29,5% para Arruda nas intenções de votos.

Para o senado federal, a deputada federal e ex-ministra Flávia Arruda (PL) aparece com 32,9% na frente de sua adversária direta, a também ex-ministra de Bolsonaro, Damares Alves (Republicanos), que tem 13,5%.

Cenário instável

Ontem (18) na inauguração do comitê político do Partido Liberal, Arruda deixou escapar nas entrelinhas que uma nova mudança de cenário poderá ocorrer até o próximo dia 30.

O ex-governador, em seu discurso, apoiou e ratificou o nome de sua esposa, Flávia Arruda, a disputa da única cadeira disponível ao senado federal ao lado de Ibaneis Rocha.

Segundo fontes ligadas aos partidos que apoiam a coligação responsável pela reeleição de Ibaneis, até o dia 30 uma reunião com os líderes desses partidos deverá acontecer para algumas definições. O casal Arruda foi convidado, junto com membros da Executiva do Partido liberal, para que participem do encontro.

Oposição não desempaca

Os demais adversários de Ibaneis não conseguem decolar. Na divulgação das três pesquisas eles estão empacados sem rumo e sem direção. O senador Reguffe (União Brasil), que outrora fora o bicho-papão de toda eleição, apareceu nessa última pesquisa com apenas 9,5%, seguido da senadora Leila Barros (PDT) com 8% e do deputado distrital Leandro Grass (PV) com 2% das intenções de votos.

A continuar subindo da forma que vem, a possibilidade de Ibaneis Rocha levar o certame ainda no 1º Turno é grande.

Por Jorge Poliglota…

Sair da versão mobile