A prisão preventiva do secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, ocorrida nesta manhã de terça-feira (25) fez com que o governador Ibaneis Rocha decidisse demitir toda a cúpula da pasta.
A decisão do governador foi anunciada através de uma nota oficial onde o chefe do Executivo lamenta a desnecessária operação que levou à prisão do secretário de saúde.
O governador Ibaneis confirmou no comanda da pasta, o nome do ex-secretário de saúde Osnei Okumoto. A nomeação foi publicada no Diário Oficial.
Apesar de ter deixado a pasta da saúde em março deste ano, por motivos familiares, Okumoto continuou no governo como diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB).
Na Saúde, ele foi substituído por Francisco Araújo Filho, que, na época, era o diretor do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF).
NOTA OFICIAL DO GDF
Leia a íntegra da nota do governador Ibaneis Rocha:
“O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no momento em que declara sua irrestrita confiança no Poder Judiciário local, vem a público lamentar a desnecessária operação ocorrida nesta manhã e que culminou na prisão preventiva da cúpula da Secretaria de Saúde
O secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, e toda a sua equipe sempre estiveram à disposição das autoridades para esclarecer quaisquer fatos, mantendo abertos todos os processos em curso na SES, inclusive com acompanhamento online do Ministério Público pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), comprovando a inexistência dos crimes a que estão sendo indevidamente acusados.
“Neste momento, não resta outra atitude da minha parte a não ser afastar preventivamente os acusados, com o único intuito de não paralisar os importantes serviços prestados à sociedade do Distrito Federal pela Secretaria de Saúde, em especial neste momento de pandemia.”
Aguardo rápida apuração e o esclarecimento dos fatos para que pessoas inocentes não tenham seus nomes indelevelmente manchados.
Ibaneis Rocha
Governador do Distrito Federal”
Com informações do RadarDF