França: Direita radical na frente em eleições parlamentares. Coligação de Macron fica em terceiro

Marine Le Pen, da direita nacionalista, e Emmanuel Macron já disputaram a presidência da França por suas vezes, com vitória do centrista (Photo by JOEL SAGET and Eric Feferberg / AFP)

A Direita parlamentarista francesa lidera com 34% as votações nas eleições na França. Boca de urna coloca a coligação liderada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, com 20,3%

Essa é a primeira vez na história, que o partido de direita radical Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, vence as eleições parlamentares na França. É o que indica a primeira pesquisa de boca de urna divulgada pela rede de TV France 2 após o fechamento das cabines de votação neste domingo (30/6).

Segundo a pesquisa, o RN obteve 34% dos votos. Já a Nova Frente Popular, coligação de esquerda, teve 28,1% dos votos, aponta o levantamento. A coligação liderada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, ficou com 20,3%. Outros 10% dos eleitores votaram no partido Republicano.

No dia 7 de julho, haverá segundo turno entre os candidatos mais votados no primeiro turno — qualquer pessoa com mais de 12,5% dos votos no primeiro turno passa para a próxima etapa.

O resultado é uma grande derrota para o presidente Emmanuel Macron, que havia dissolvido a Assembleia Nacional e antecipado o pleito após uma vitória do Reunião Nacional nas eleições para o Parlamento Europeu, em maio.

A Nova Frente Popular, criada no dia seguinte à dissolução do parlamento francês, e que une os partidos de esquerda na França, pôs por água abaixo a estratégia do centrista Macron e acabou por facilitar ainda mais a vitória da direita radical de Marine Le Pen.

Com informações BBC.com