- PUBLICIDADE -

Entrevista: “O Comando da PMDF, anterior ao atual, prejudicou muito a vida do Policial Militar”, disse Hermeto

O líder do governo Ibaneis na Câmara Legislativa, deputado distrital Hermeto, concedeu entrevista para o programa Conectado ao Poder, da rádio Metrópoles (104,1 FM). Confira a entrevista na integra.

Conectado ao Poder – Em relação à segurança pública, qual a sua sensação no governo Ibaneis? Estamos mais seguros ou não?

Deputado Hermeto – O governador Ibaneis teve um Secretário de Segurança Pública muito atuante e que virou Ministro da Justiça (Anderson Torres), e agora o Júlio Danilo (Delegado da Polícia Federal) como Secretário de Segurança, que faz um trabalho bacana. A Polícia Militar em especial tem um Comando realmente atuante e hoje sim, um Comando que se preocupa com a tropa. Se o policial militar é bem tratado pelo Comando, ele vai para a rua com mais afinco e dedicação, e a Polícia Civil com o Dr. Robson está indo bem. O que precisamos é investir mais no homem, o policial que está ali e veste a farda e vai para a rua, e sim, olhar mais para a área da saúde do policial porque temos muitos policiais com problemas psicológicos devido à pandemia e outras coisas.

Conectado ao Poder – Você está afirmando que o governo precisa ter um olhar diferenciado para cuidar dos policiais?

Deputado Hermeto – Sim, para os homens que vestem a farda e os coletes. Nós temos suicídios e coisas terríveis que acontecem com as nossas corporações, não só na militar, mas na polícia civil e corpo de bombeiro, então temos que tratar e buscar um tratamento, uma condição melhor para esses profissionais.

Conectado ao Poder – Em relação à redução do interstício eu queria que ficasse claro para nós aqui, ouvimos muitas conversas nas redes sociais e tem uma fala que do governador Ibaneis afirmando que aceitou reduzir o interstício a seu pedido. Você confirma?

Deputado Hermeto – Em 2019 reduzimos o interstício em abril e dezembro, depois veio a pandemia em 2020 e o orçamento da polícia foi utilizado em partes para área da saúde e chegamos a ter 100 policiais internados com tratamento da Covid. Por dia uma UTI custa cerca de 5 mil reais. Multiplica por 100, vezes 30 dias. Realmente consumiu muito o orçamento e foi uma dificuldade grande. O Comando anterior e não vou falar do Coronel Pontes porque ele era do bem, mas tinha uns coronéis que só atrapalhavam a vida do policial. Então, eles entendiam que a Lei Complementar 173 não permitia promover ninguém. Quando mudou o comando o Coronel Vasconcelos e o Coronel Helbert buscaram entendimento jurídico, a pandemia passou e fui conversando com o governador, porque é muito injusto você levar dez anos como Soldado e para cabo mais 5 anos para ser promovido a Sargento. Isso é uma vergonha, uma vida inteira trabalhando e não ter o reconhecimento. E o que é a redução do interstício, é você passar pela metade do tempo o prazo para ser promovido e convenci o governador que não há nada melhor para o policial do que a promoção. Eu digo porque em 1995 saí cabo, depois sargento em 1999, além da promoção ser um ato bacana, o policial se sente prestigiado, valorizado, reconhecido e motivado. E mesmo com essa pandemia e com essa dificuldade o governador topou, porque a redução custa em torno de 38 milhões por ano e até dezembro de 2021 vai custar 9 milhões.

Conectado ao Poder – O que pode ser feito para resolver isso de uma vez por todas?

Deputado Hermeto – Temos que mudar essa legislação, uma reestruturação do plano de carreira e que não seja dessa forma, que leve dez anos para sair e resolver esse problema definitivamente, mas essa briga é no Congresso Nacional.

Conectadoaopoder.com.br

Sair da versão mobile