O ex-deputado distrital e ex-presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, foi lançado nesta quarta-feira (15), como pré-candidato ao governo do DF nas eleições do próximo ano.
O presidente da legenda, no DF, Georges Michel, foi o principal avalista do nome do ex-distrital para disputar o Buriti.
No entanto, o partido segue rachado internamente após a filiação da ex-deputada e ex-candidata ao governo em 2018, Eliana Pedrosa, fato também ocorrido hoje.
O deputado distrital Reginaldo Veras, considerado pedetista raiz, viu o seu projeto de disputar a Câmara Federal no próximo ano descendo por água abaixo.
Nos bastidores do partido, Veras tem reclamado muito ao avaliar que seria impossível se eleger pelo partido que acaba de filiar Eliana Pedrosa.
Ela é candidata a deputada federal e a legenda, dificilmente, conseguirá o coeficiente eleitoral para eleger dois deputados. Veras não diz para qual partido irá. Mas caso for necessário, ele diz ter convite de ao menos seis partidos que querem a filiação dele.
Outro que não se sente bem dentro do PDT é o deputado distrital Cláudio Abrantes, integrante da base aliada do governador Ibaneis Rocha (MDB) que vai à reeleição.
O desconforto de Abrantes estar no fato de o PDT se unir com os partidos de oposição contra o projeto do governador.
Ainda nos bastidores interno do partido, há a discussão de que, embora o nome de Joe Valle tenha sido lançado para disputar o Buriti, no entanto, não é uma decisão concreta.
O próprio presidente Georges Michel, chega a afirmar que o nome de Joe serve como um trunfo do partido para uma negociação futura com o projeto do senador Reguffe que deve disputar o Buriti.
Nesse caso, a estratégia do PDT é visgar uma vaga na provável chapa majoritária que estaria sendo construída pelo senador.
Fonte: RadarDF