As eleições municipais no município de Valparaíso de Goiás, entorno do DF, estão pegando fogo. Esse ano promete…
Atualmente, segundo pesquisas internas, o vereador Zé Antônio (MDB), que já foi presidente da Câmara Municipal de Valparaíso-GO, caminha para seu primeiro mandato como Prefeito da cidade.
Mas ele não está sozinho nessa corrida. A atual Secretária de Educação, Rudilene Nobre, caminha devagar e com consistência para seu possível primeiro mandato político dentro da cidade. Vai depender de seu grupo decidir isso.
Professora, carismática, conhecedora da política de Valparaíso e moradora da cidade a décadas, Rudilene vem construindo sua candidatura discretamente e tem conseguido apoios importantes que pode surpreender muita gente. Nos bastidores, dizem que Pábio Mossoró, o atual prefeito, tem muita simpatia por sua secretária. E deveria mesmo, pois Rudilene traz consigo a pureza da política por nunca ter participado de concorrência a cargo político, seja no Legislativo ou no Executivo. Ou seja, é ficha limpa.
Rudilene, Currículo respeitado
Rudilene Alves de Farias Nobre é professora da rede de ensino de Valparaíso de Goiás há mais de 30 anos e assumiu o cargo de Secretária de Educação Municipal ainda em 2017.
Eleita na primeira eleição para o cargo de vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Goiás (Undime-GO), de 2021 a 2023, esse ano ratificou sua capacidade profissional e foi reeleita para mais um biênio 2023 a 2025 durante o XII Fórum Estadual Ordinário, realizado em Maio na cidade de Caldas Novas – GO.
Corrida por apoios
Por outro lado, quem também corre atrás do apoio político do primeiro prefeito reeleito da história de Valparaíso é o Secretário de Infraestrutura, Marcus Vinícius. Fazendo um trabalho de formiguinha e trabalhando as obras da cidade, Dr Marcus Vinícus, como é conhecido, vai deixando sua marca. Para ele, o que o “grupo” decidir pelo melhor para a cidade, será feito. “Eu estou pronto. Carrego a experiência do Legislativo comigo e sei que se for o escolhido estarei pronto para elevar o nome e a cidade onde nasci e me criei”, disse Vinícius.
Há controvérsias
Segundo fontes informaram ao Portal, a história é muito mais longa. Lêda Borges (PSDB), que já foi prefeita da cidade, não descarta a possibilidade de concorrer ao cargo. Derrotada em 2020 por Pábio Mossoró, apesar de não ter um bom relacionamento com a classe de servidores públicos, principalmente os professores, Lêda confia nas promessas do Senador Wilder Moraes (PL), que disse estar apto a “inflamar” a campanha de Lêda, caso ela venha candidata.
Voltando a Zé Antônio, o vereador desperta a atenção do eleitorado por ter sido o único dos postulantes ao cargo ser aquele que assumiu uma postura de pré-candidato (de fato e de direito), porque busca incessantemente construir uma espécie de alternativa viável para ser eleito, e que, por coincidência, tem na deputada Lêda Borges o apoio para a empreitada. Lêda já confidenciou a muitos dos seus correligionários que têm uma grande simpatia e confiança de que Zé Antônio pode surpreender por ser uma liderança em condições de satisfazer as necessidades da comunidade local e de seus propósitos como liderança política.
Já pensaram numa dobradinha Lêda e Zé Antônio?
“Estou aqui para somar com a comunidade e tenho sim a intenção de me candidatar a prefeito, mas todos aqueles que quiserem vir para somar serão bem-vindos, porque a nós, não interessa a questão de um grupo, e sim da cidade e seu desenvolvimento. Quem tiver alinhado com nossas propostas, que se junte a nós”, disse.
Convite do PL para filiação
Em recente evento político na cidade, Zé Antônio chamou a atenção do senador Wilder Moraes (PL-GO). Sem cerimônia, Wilder convidou Zé Antônio para se filiar ao Partido Liberal (PL), legenda a qual Moraes é presidente estadual em Goiás. Zé Antônio não bateu o martelo, mas correligionários do vereador acreditam que ele aceitará o convite na próxima janela de mudança de partido. Uma coisa é certa: A esquerda não tem vez em Valparaíso.
Experiência em gestão
Zé Antônio está entre os políticos de Valparaíso com maior capacidade de gestão. Além de ter sido secretário de Governo por duas vezes na Prefeitura de Valparaíso, na sua última passagem, comandou a pasta da Assistência Social. O político tem ainda três mandatos de vereador, além de dois anos na presidência da Câmara e boa capacidade de articulação.
Por Jorge Poliglota…