- PUBLICIDADE -

É hoje a diplomação dos candidatos eleitos

Evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Depois que o candidato é eleito, o passo seguinte não é a posse, mas sim a diplomação, que é um meio pelo qual a Justiça Eleitoral afirma quem são os eleitos e, assim, entrega diplomas assinados por órgãos responsáveis, seja o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Essa cerimônia, no caso das eleições de 2022, ocorre até hoje, segunda-feira (19). O presidente eleito Lula foi diplomado, junto ao seu vice Geraldo Alckmin, no dia 12 de dezembro, data em que também ocorreu diplomação dos eleitos no Amazonas e em Roraima.

Na quinta-feira (15) pela manhã, o TRE do Acre diplomou 33 eleitos, entre governador, vice-governador, 24 deputados estaduais, 8 federais e senador. Pela parte da tarde, eleitos de Rondônia foram diplomados e de noite, foi a vez de políticos eleitos pelos matogrossenses.

Na sexta-feira (16), a solenidade ocorreu em Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins. A diplomação no Maranhão ocorreu no dia 17.

Hoje, a formalização ocorre no Distrito Federal, às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, mas além do ato na Capital, diplomações ocorrem no Amapá, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

Como exceção, já que as diplomações deveriam acontecer até esta segunda, o Pará realizará no dia 21.

Posse

As festividades de posse do presidente da República e de governadores acontecem em 1º de janeiro de 2023, pela última vez. A partir de 2027, o presidente assume em 5 de janeiro e governadores no dia 6.

O dia 1º de fevereiro será reservado para deputados federais e senadores serem empossados. Deputados distritais e estaduais assumem os cargos em dias diferentes, a depender da programação dos Parlamentos.

Os eleitos para esses cargos em Alagoas, Distrito Federal, Roraima e Ceará, serão admitidos em 1º de janeiro. Rio Grande do Sul fará a celebração em 31 de janeiro.

Na Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Amapá, Amazonas, Paraná, Acre, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, em 1º de fevereiro. Espírito Santo, 2 de fevereiro. O processo em Rondônia ocorre em 15 de fevereiro e em São Paulo, 15 de março. Rio Grande do Norte ainda não tem data definida.

Com informações Conectado ao Poder

Sair da versão mobile