Nunca na história das eleições ao governo do Distrito Federal o eleitorado assistiu candidatos tão mal preparados para almejarem a cadeira mais importante do DF
O que deveria ser um debate com apresentação de ideias e propostas para a população, tem se transformado num palco de agressões verbais, insultos e xingamentos a candidatos com direito a completa falta de respeito, ética e moral.
Quando o ataque não é direcionado aos próprios candidatos presentes, a metralhadora se volta contra aquele (s) que não compareceram, como foi o caso do governador atual e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), que deixou de comparecer a um dos debates promovido pela TV Brasília/Correio Brazieliense.
Ontem (23), o Portal Metropoles foi o protagonista de mais um debate. Com duas horas e meia e dividido em cinco blocos, mais uma vez os candidatos trocaram farpas, acusações e chegaram ao ponto de entrarem em confronto com a plateia, como foi o caso da senadora Leila do Volei, que discutiu com o deputado distrital Hermeto (MDB).
O alvo dos candidatos tem sido bem claro: Ibaneis Rocha, líder em todas as pesquisas e que segundo a última divulgada, feita pelo Correio/Opinião, tem larga vantagem e possibilidade de vencer o pleito ainda ano primeiro turno com seus 38,6% de intenções de votos.
Três candidatos estão sendo considerados os mais fracos nessa corrida ao Buriti. Leandro Gras (PV), Rafael Parente (PSB) e Keka Bagno (PSol). São candidatos sem propostas, sem noção de que estão concorrendo ao mais importante cargo executivo da capital federal. As estratégias do trio parecem combinadas. Partem para ataques pessoais sem apresentar propostas, indo exatamente de encontro com aquilo que os eleitores esperavam dos candidatos.
Fontes ligadas ao núcleo central de campanha do governador Ibaneis Rocha nos confidenciaram que já estudam a viabilidade da continuidade do comparecimento do candidato aos demais debates. Faltando seis semanas para o dia das eleições, o núcleo avalia se é mais vantajoso Ibaneis continuar intensificando as campanhas de rua ou ter que submeter a esse despautério de ataques pessoais apresentado por alguns candidatos nos debates promovidos por vários meios de comunicação.
Da redação por Jorge Poliglota…