Ontem (25), em sessão solene na Câmara Legislativa, promovida pelo gabinete do deputado Iolando (MDB),foi celebrado antecipadamente, O Dia Nacional do Surdo, comemorado nesse dia 26/09.
Durante a sessão o deputado Iolando (MDB) destacou a importância de garantir acesso à políticas públicas voltadas para a inclusão produtiva e social, como a educação de qualidade, oportunidade de empregos, atendimento de saúde adequada mas, acima de tudo, o respeito.
“A inclusão produtiva é essencial para que os surdos possam contribuir ativamente para a economia e para a sociedade.Precisamos criar ambientes de trabalho acessíveis,promover a capacitação profissional e incentivar a contratação de pessoas surdas,”destacou o deputado Iolando.
Participaram da sessão o diretor de acessibilidade comunicacional da Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF, Valdemar Carvalho, que fez uma apresentação na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Houve apresentação dos alunos da Escola Bilíngue, Libras e Português Escrito de Taguatinga, com uma interpretação, também em Libras, do conto Cachinhos Dourados. A Companhia de Dança Libras em Cena também marcou presença durante a sessão.
O deputado Iolando ressaltou que , “é preciso lembrar que a língua de sinais não é apenas uma forma de comunicação, mas também uma expressão cultural rica e diversificada”.
Também marcaram presença no evento o secretário-executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman; a subsecretária da Secretaria de Educação; professores de Libras da Escola Bilíngue de Brasília, da Universidade de Brasília; e um representante do Ministério da Educação.