A mais alta comanda concedida no Distrito Federal, a de Cidadão Honorário de Brasília, foi entregue hoje (1º) ao jornalista maranhense Antônio Carvalho Duarte, conhecido como Toni Duarte, que também é editor-chefe de um dos mais importantes portais de notícias de Brasília, o RadarDF
A honraria foi entregue pelo deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil) durante uma sessão solene no plenário da Câmara Legislativa, onde autoridades, amigos e parentes prestigiaram o merecido prêmio.
Residente no Distrito Federal há mais de 27 anos, Toni Duarte se destacou no jornalismo ainda em sua terra natal, o Maranhão, onde ocupou posições de destaque em um dos mais importantes meios de comunicação de lá que era o Jornal O Imparcial. De fotógrafo a Editor, não teve uma figura comparada ao estilo do maranhense de fazer jornalismo, prezando sempre pela clareza, simplicidade, coerência e imparcialidade na transmissão de suas notícias.
Para o anfitrião do evento, o deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil), o título concedido a Toni Duarte não é apenas uma homenagem individual, mas também uma reverência aos valores fundamentais da atividade jornalística de quem sempre buscou se destacar fazendo o que mais gosta com responsabilidade e seriedade.
Abrilhantando o evento, compuseram a mesa diretora, além do presidente e anfitrião deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil-DF), o ex-senador e ex-governador do Maranhão Edson Lobão, amigo pessoal de Toni há mais de 30 anos, o presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP), José Fernando Vilela, o desembargador Roberval Casemiro Belinati, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, a senhora Heloísa Cardoso da Silva, governadora assistente do Rotary Club Internacional e o deputado distrital Roosevelt Vilela (PL-DF).
O deputado Roosevelt (PL) também destacou que jamais tinha visto uma escolha e aprovação para o recebimento dessa honraria alcançar a unanimidade absoluta como foi no caso do jornalista. “Toni é um consenso entre os parlamentares e a comunidade jornalística e esse título demonstra o reconhecimento do respeito que a população do DF tem pelo que esse magnífico jornalista executa”, disse.
Duarte utilizou a tribuna para expressar sua gratidão à cidade: “Brasília se tornou o meu lar, definitivamente, e em um espaço que celebra a pluralidade cultural esse título, o qual me orgulha e honra em recebê-lo, representa não só a mim, mas também aos mais de 200 mil maranhenses que aqui residem e os milhões que estão em minha terra natal, o Maranhão”, encerrou Toni.
Toni Duarte, natural de São Luís do Maranhão, possui quase 50 anos de experiência no jornalismo. Iniciou sua carreira no jornal “O Imparcial” e se destacou no rádio como âncora do programa “Bom Dia São Luís”. Em 1996, foi alvo de um atentado em retaliação a suas reportagens investigativas. Mudou-se para Brasília em 1998, onde atuou como consultor da Rádio Senado e lançou o portal Radar DF.
Por Jorge Poliglota…