O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves, destacou a importância do C-MOVE Brasília, que acontece em março, como um evento essencial para discutir e aprimorar a mobilidade sustentável na capital.
Ele ressaltou que o encontro ajudará a alinhar estratégias locais às tendências globais e contribuirá para a atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano e do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, previsto para novembro.
Gonçalves também confirmou os avanços do Distrito Federal na transição para um transporte mais sustentável, incluindo a maior frota de ônibus Euro 6 do Brasil, com mais de mil veículos de menor impacto ambiental. Prova disso é o investimento da operadora Piracicabana que foi autorizada a adquirir 90 ônibus elétricos que devem começar a circular no segundo semestre.
No entanto, o secretário alertou para a necessidade de melhorias na infraestrutura energética, destacando que a Neoenergia precisará expandir as redes de alta e média tensão para garantir o funcionamento da frota elétrica.
“O C-MOVE será um espaço fundamental para aprofundarmos esse debate e reforçarmos o compromisso com a mobilidade sustentável no Distrito Federal”, finalizou.
Por Jorge Poliglota…