O dia 09 de outubro de 2020 vai ficar guardado na memória de toda geração dos anos 70 e 80. Brasília perdeu um dos maiores jornalistas e comunicadores de sua história: Ricardo Noronha, 64 anos
Ontem, por volta das 19:40hs, em sua casa, Deus chamou para seu convívio um cara que lutou por mais de 8 anos contra uma doença chamada câncer, que infelizmente o derrotou.
Falar de Ricardo Noronha não é difícil. Sua essência, por si só, é capaz de descrever tudo. Meu amigo pessoal desde 1975, aprendi com ele que a vida deve ser levada com alegria, mas sempre tendo como base a ética, a moral, a honestidade e a responsabilidade em amar seu próximo como a si mesmo.
Noronha, como eu o chamava, era um cara direto. Mesmo com os papeis importantes que cumpriu durante sua jornada aqui, sendo deputado federal, comunicador, apresentador de programa de TV e criador de um dos portais mais importantes da comunicação candanga, o SOS Brasília, jamais perdeu sua humildade e a alegria de estar sempre junto de seus amigos. Deixa como legado o seu exemplo de pai, esposo, profissional e amigo.
O céu está em festa. Agora, junto com outro grande amigo que partiu recentemente, o também jornalista e comunicador Marcelo Ramos, morto a cerca de dois meses, farão os anjos sorrirem com suas apresentações.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, externou condolências à família, por meio de nota distribuída para a imprensa.
“O Distrito Federal fica mais pobre hoje com a morte do jornalista e ex-deputado federal Ricardo Noronha. Comunicador querido por todas as classes sociais, foi presente na televisão, rádio e ultimamente nas redes sociais com um jeito único de informar e entreter, o que lhe rendeu uma legião de amigos e fãs. Sua morte interrompe uma carreira repleta de êxitos”, disse o governador.
Ibaneis lembrou da família e dos amigos, “que Deus conforte seus familiares nesta hora de dor, mas faço votos que as lembranças alegres que ele espalhou pela vida permaneçam vivas na memória de todos”.
NOTA OFICIAL ABBP – DESCANSE EM PAZ, NORONHA
Noronha também foi um dos fundadores da respeitada Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP. Atualmente ocupava uma cadeira como Conselheiro do Conselho de Ética da entidade.
Nota de Pesar
É com imensa tristeza em nossos corações que nós, blogueiros de política do Distrito Federal e Entorno, lamentamos a morte de um dos nossos mais ilustres companheiro da blogosfera política da capital do Brasil, João Ricardo Noronha da Silva, o nosso Ricardo Noronha, aos 62 anos, vítima de câncer.
O tocantinense de Araguaína iniciou a sua carreira como apresentador de programas de rádio em 1973. Em 1979, iniciou o curso de comunicação social e jornalismo no Centro Unificado de Brasília (Ceub). Ricardo também era formado em publicidade na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo. O radialista, jornalista e publicitário Ricardo Noronha também foi deputado federal (1999-2003), apresentador de programa de auditório, dirigente partidário, gerente de programa de governo do GDF e integrava os quadros da nossa Associação, onde ocupou o cargo de conselheiro do Conselho de Ética da nossa entidade.
A nossa ABBP sentirá a sua falta e estará sempre lembrando dos seus feitos, lutas e conquistas em prol de fazer com que a comunicação local tivesse o seu devido reconhecimento. À sua esposa, filhos, netos, familiares e amigos, registramos aqui o nosso abraço e manifestamos os pêsames pela perda desse ilustre comunicador que sempre primou pela ética, transparência e compromisso com a verdade. É uma pena, mas perdemos o companheiro que gostava de “por o dedo na ferida”. Descanse em paz, Ricardo Noronha.
Brasília-DF, 09 de outubro de 2020.
Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP
Obrigado Ricardo Noronha! Foi uma honra ter tido o prazer de conviver com você. Que Deus possa recebe-lo de braços abertos e que lá no alto você seja mais um protagonista da alegria que tanto precisamos em nossas vidas aqui na terra. Seu exemplo, sem sombra de dúvidas, se arrastará.
Vá com Deus…
Por Poliglota…