Segundo a imprensa, Forças Armadas identifica sinais de enfraquecimento na adesão de civis e militares às manifestações pró-governo. Já a PMDF diz que trabalha com o máximo de manifestantes possíveis e que seu planejamento se baseia nisso
A oposição tem usado alguns meios de comunicação, principalmente os de Brasília, Capital Federal, para desqualificar as mobilizações que estão de vento em polpa para o dia 7 de setembro.
O site entrou em contato com diversos segmentos ligados às manifestações e, segundo eles, tudo está transcorrendo dentro da normalidade esperada. “Não existe isso de enfraquecimento. Os segmentos e o povo já têm sua decisão tomada e aguardam ansiosamente somente a data do evento. Brasília vai lotar”, disse uma fonte consultada.
Do lado operacional-militar, tanto as Forças Armadas como a Polícia Militar do DF têm trabalhado incansavelmente nos planejamentos de segurança para que tudo transcorra bem. “A PMDF deve empregar um grande efetivo para que tudo possa ocorrer de forma pacífica e democrática, principalmente no que diz respeito à integridade dos manifestantes e órgãos públicos, porque assim reza a Carta Magna”, disse uma alta fonte da Polícia Militar que pediu para não ser identificado.
De acordo com o Secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo, um efetivo de quase 5 mil homens deve se responsabilizar pela segurança durante as manifestações. No entanto, o secretário não quis detalhar quantos homens de cada corporação serão utilizados, mas garantiu que participarão do ato as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros; policiais legislativos do Congresso; Força Nacional de Segurança Pública; militares do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e seguranças do STF.
Polêmica sobre manifestações de Policiais
No país inteiro criou-se uma expectativa sobre a participação de policiais nas manifestações. O receio de governos de que eles poderiam ser instrumentos de instigação causou preocupações após várias convocações de policiais pelas redes sociais.
Para Júlio Danilo, não existe nenhuma possibilidade de que isso possa acontecer no DF. “Não há detecção de levante ou movimentos por parte da Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, que venham utilizar da manifestação para levantes. A corporação está bem tranquila. Estamos acompanhando a atuação das forças de segurança de forma coesa”, declarou. “O Ministério Público do DF também acompanha. Foi emitida solicitação, e temos agenda, devemos nos reunir com promotores da área da auditoria militar. Eles estão atentos à situação. E, junto às forças militares, acompanham de perto essa movimentação”, afirmou a um órgão de imprensa.
Da redação…