- PUBLICIDADE -

Por que Lula está tão irritado com relação de Toffoli com caso Master

Lula avalia que envolvimento de Dias Toffoli e Alexandre de Moraes com Banco Master enfraquece o STF, o que não interessa para o petista

O presidente Lula demonstrou a aliados, nos bastidores, incômodo e preocupação com as notícias que revelaram relações nada ortodoxas dos ministros do STF Dias Toffoli e Alexandre de Moraes com o Banco Master.

Segundo aliados, Lula avalia que as revelações contra Toffoli e Moraes expõem o Supremo e enfraquecem a Corte, na medida em que o tribunal passa a ser ainda mais alvo de ataques.

Para Lula, não interessa um STF fragilizado e acuado. Com o governo sem maioria no Legislativo, o Judiciário é o poder que mais vem ajudando o petista em seu terceiro mandato à frente da Presidência.

Além da ajuda na governabilidade, o Supremo é visto por Lula como um importante aliado na resistência ao que o petista e seus aliados consideram como avanço do “autoritarismo” no Brasil.

O envolvimento de ministros do STF na crise do Master, no entanto, atinge a credibilidade da Corte e a rigidez do sistema de Justiça, pontos considerados fundamentais para o Judiciário ser respeitado.

No Estado Democrático de Direito, o que mantém o respeito as decisões do Judiciário é a credibilidade dos tribunais e de seus integrantes. Quando essa integridade é questionada, abre-se margem para as decisões também serem.

As informações são do Metropoles.com

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -