As falas destrambelhadas de Lula cada vez que pega em um microfone para discursar levaram a equipe de comunicação do governo a contratar uma pesquisadora especialista em desinformação
Trata-se de Nina Santos, velha conhecida de Lula e do governo, pois trabalhou no Instituto Lula e atualmente lidera o Aláfia Lab, laboratório de pesquisa independente com foco em internet e política.
A cada fala de Lula, milhares de “memes” começam a circular nas redes sociais, desgastando mais ainda a já combalida popularidade do petista, chefe maior da nação.
A oposição tem torcido para que Lula continue falando ao povo, como sugeriu o seu atual Chefe da SECOM/PR, Sidônio Palmeira. A cada fala o dólar sobe, as bolsas caem, o mercado se agita negativamente e o descrédito aumenta, junto com a sua popularidade. Até um refrão já está sendo entoado nos corredores do Congresso pela oposição: “Lula com um microfone na mão é a alegria da oposição”.
Interlocutores dentro da ala mais radical do PT acham que o problema não está na escolha de “especialistas” com currículos carregados. O problema é encontrar alguém que tenha a coragem para falar ao presidente as verdades dos estragos que sua língua solta acarretam para o governo. Mas será que aparecerá algum dia um iluminado para isso?
Nina ocupará o cargo na Secretaria de Políticas Digitais, criada em 2023, com o objetivo de focar na disseminação de informação nas plataformas digitais, nos novos mediadores informativos e nos impactos políticos das transformações do sistema de comunicação.
Bom, pode até dar certo para a expectativa da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, afinal, o governo e Lula descambam ladeira abaixo a cada mês, como já demonstraram pesquisas de opinião pública divulgadas por vários institutos.
Resta saber se Lula irá colaborar ou se continuará sendo a alegria da oposição com um microfone na mão…
**Poliglota é jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília