O clima já começou quente no julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro hoje (25) no Supremo Tribunal Federal (STF). Até advogado de deninciado foi detido
Por determinação do presidente da Corte, o ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Dr Sebastião Coelho, que também é advogado de Filipe Martins, um dos acusados, foi detido e autuado por desacato.
Segundo um vídeo gravado de si mesmo, Sebastião Coelho acusa a presidência da Primeira Turma do STF, de cercear a defesa do seu cliente, barrando-o na entrada que dá acesso à sessão de julgamento. Acusa o presidente da OAB Federal, Beto Simonetti, afirmando que a responsabilidade também é dele que vem assistindo omisso a todo esse arbítrio contra a advocacia brasileira por parte do Supremo Tribunal Federal.
Ainda no vídeo Sebastião faz uma acusação séria informando que a sala de audiência dispunha de lugares vazios enquanto ele e advogados de seu cliente eram barrados em detrimento de pessoas de movimentos sociais que estavam assistindo tranquilamente a sessão.
“Estou sendo impedido de entrar na sala de sessões com lugares vagos, quando tem gente de movimentos sociais sentados lá no plenário. Isso é um escândalo para a nação brasileira […] Isso é uma vergonha, isso não é um tribunal, isso é um tribunal de exceção para o nosso país e nós temos que dar um basta nisso tudo que está acontecendo. Chega desse arbítrio. Vergonha nacional”, declarou Sebastião Coelho aos gritos em frente à sala do julgamento. Assista ao vídeo:
Segundo nota divulgada à imprensa, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, determinou a lavratura de boletim de ocorrência por desacato e, em seguida, a liberação do advogado.
**Poliglota é jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília