O Ministério da Saúde reforça a necessidade de isolamento para impedir a proliferação do vírus que está passando para uma fase mais rápida
O Ministério da Saúde informou, em boletim epidemiológico deste sábado (04/04), que a transmissão do coronavírus está saindo do primeiro estágio – de transmissão localizada – para a fase de “aceleração descontrolada”. Segundo as autoridades, é necessário que o isolamento social continue para impedir a proliferação do vírus.
“Considerando que pandemia de COVID-19 é dividida em quatro fases epidêmicas: transmissão localizada, aceleração descontrolada, desaceleração e controle, e que, no momento, o país se encontra na fase de transmissão localizada (comunitária) com alguns locais passando para a fase de aceleração descontrolada”, diz trecho do boletim.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Amazonas registra mais 5 mortes pelo novo coronavírus
Saúde vai ampliar uso da cloroquina contra coronavírus
Coronavírus também pode atacar cérebro de doentes, dizem médicos
Bolsonaro: “Coronavírus é igual a chuva, vai molhar 70% de vocês”
O ministério pontua que é importante que as pessoas respeitem o distanciamento social enquanto o país espera equipamentos de proteção individual (EPIs), para “evitar o colapso” nas unidades de saúde.
“Essas medidas temporárias, permitem aos gestores tempo relativo para estruturação dos serviços de atenção à saúde da população, com consequente proteção do Sistema Único de Saúde”, diz o texto.
Até o momento, foram registrados 359 óbitos e um total de 9.056 casos confirmados da doença no Brasil. No mundo, os números são alarmantes: 972.640 casos confirmados e 50.325 mortes, representando uma taxa de letalidade de 5,2%.
Fonte: Metropoles.com