Governo do DF descarta fazer lockdown em conjunto com cidades do Entorno

O isolamento rígido foi pedido por prefeito goianos de cidades vizinhas ao Distrito Federal

Apesar de ter descartado a possibilidade de implementação de um isolamento mais rígido, o Governo do Distrito Federal implementa restrições contra o novo coronavírus desde março do ano passado. No DF, o uso de máscaras é obrigatório, eventos com aglomeração não são permitidos e há regras sanitárias em diversos segmentos.

Devido a essas medidas e controle da pandemia, o Governo do Distrito Federal descartou a possibilidade de implementar lockdown – isolamento rígido – em conjunto com regiões do Entorno.

Os municípios de Goiás que contornam a capital estudam o bloqueio total das atividades devido ao aumento da incidência do novo coronavírus.

Os números mais recentes, divulgados nesta segunda-feira, o DF chegou a 290.771 infectados e o total de óbitos soma 4.766, segundos dados da Secretaria de Saúde.

A última medida do governador Ibaneis Rocha em relação à restrições ligadas a pandemia ocorreu no Carnaval. O GDF proibiu festas, eventos e blocos em Brasília. Ibaneis também estabeleceu multa de, no mínimo R$ 20 mil para quem descumprir as regras.

Na divisa com a capital, há sete municípios goianos que tiveram estado de calamidade decretado por causa do avanço da pandemia. São eles: Águas Lindas; Santo Antônio do Descoberto; Novo Gama; Valparaíso de Goiás; Cidade Ocidental; Luziânia; e, Cristalina.

Os prefeitos do Entorno haviam sinalizado na semana passada a necessidade de discutir a situação com o GDF. A ideia era definir estratégias em conjunto, já que milhares de moradores das regiões circulam diariamente na capital federal.

Fonte: Portal do Callado

Artigo anteriorRefis amplia prazo de adesão até 31 de março
Próximo artigoATENÇÃO: Sem coligações, partidos nanicos do DF podem desaparecer da cena política de 2022