Boletim divulgado pela Codeplan alerta para o possível aumento de infecções caso o cenário não se altere
Na próxima semana, caso o cenário da pandemia não se altere, o Distrito Federal poderá vivenciar um aumento de 30% nos casos de covid-19. O alerta é feito pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) em boletim divulgado nesta terça-feira (15/12).
O motivo do aumento de casos seria a alta taxa de transmissão (Rt) do vírus que, desde 28 de novembro, está em 1,3, como mostra o gráfico abaixo. Ou seja, de 100 indivíduos infectados, eles poderão transmitir a doença, em média, para outros 130 em uma semana.
Para a estimativa do Rt, são utilizadas informações de infectados com data de ocorrência até 10/12/2020(foto: Divulgação/Codeplan)
Caso a previsão se concretize, a capital federal deve registrar cerca de 313,43 mil casos na próxima semana, considerando que, até as 18h desta quarta-feira (16/12), foram registrados 241,1 mil infectados pela doença.
Entenda o que é Rt
A estimativa do número de reprodução (Rt) da epidemia mede a intensidade com que está ocorrendo a transmissão e, assim, é um indicativo da gravidade da situação. Em outras palavras, ele representa para quantas pessoas, em média, um indivíduo infectado transmite a doença em uma semana.
Denotado por Rt, quando esse número assume o valor maior que 1, indica crescimento do número de contágios. Quando Rt é menor que 1, indica decrescimento e, quando é igual à unidade, indica equilíbrio momentâneo.
Comparação
Além de emitir o alerta, o boletim da Codeplan mostra que, entre novembro e dezembro, o DF já é possível notar um aumento de casos. Nos primeiros 13 dias de dezembro foram notificados 9.950 casos, número
de 72,5% maior em relação aos 13 primeiros dias de novembro (5.767).
Com relação aos óbitos, os primeiros 13 dias de dezembro registraram 136 vítimas da covid-19, ou seja, aumento de 8,8% no número de óbitos em relação ao mesmo período de novembro (125).
Fonte: CB