Assim que a Argentina se negou a realizar a Copa América, prevista para iniciar no próximo dia 13, por conta do caos pandêmico porque passa o país a Confederação Sul Americana de Futebol disponibilizou a candidatura de qualquer país para a realização da competição.
Cerca de 10 horas depois o Brasil, que sediou a última Copa, se ofereceu para a realização do evento esportivo. As críticas foram imensas, principalmente direcionadas ao Presidente Jair Bolsonaro, pelo fato do país também enfrentar um momento delicado diante da pandemia do COVID-19.
No entanto, as discussões entre os órgãos responsáveis pelo controle da saúde dos brasileiros, incluindo-se aí o Ministério da Saúde e o das Relações Exteriores, se intensificaram e a conclusão final foi de que o Brasil teria condições de realizar a Copa América.
O Ministro da Casa Civil, Luiz Ramos, tratou logo de Twitar que “Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O Brasil, que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana, campeonatos Estaduais, Brasileiro e Copa do Brasil jamais poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão realizadas em Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Goiás, com a abertura dia 13 em Brasília, e sem público”, afirmou.
“Piti” do narrador Luís Roberto
Em um bate papo esportivo no programa Embolados TV, o narrador esportivo Luís Roberto, da Rede Globo, deu um piti ao vivo por conta da realização do evento no Brasil. O vídeo viralizou nas redes sociais imediatamente e as críticas foram inevitáveis.
O narrador criticou a realização da competição chamando-a de “ridícula e só mais uma competição caça-níquel”. Assista ao vídeo:
O que há por trás das críticas
Segundo as notícias de bastidores esportivos, as duras críticas do narrador escondem o verdadeiro objetivo. A Globo, crítica ferrenha e em choque permanente com o presidente Bolsonaro pela redução drástica de seus ganhos publicitários, despencando na audiência vertiginosamente nos lares brasileiros e em franca decadência, está magoada pelo fato de ter perdido a exclusividade na transmissão da Copa América para o SBT, de Sílvio Santos.
No ano passado, a emissora de Silvio Santos se aproveitou da briga do Conmebol com a Globo para adquirir os direitos de transmissão da Libertadores – e a Copa América também veio no pacote. Com a mudança da sede (vindo para o Brasil) a tendência é que a audiência da toda poderosa Globo despenque de vez.
O SBT colocou à venda seis cotas de patrocínio, sendo que duas delas já foram negociadas por quantias entre 12 e 15 milhões de reais (o preço de tabela era 80 milhões cada), valores bem menores que os que a Globo cobrava ano passado.
Realmente a hipocrisia chegou onde menos esperávamos. Se podemos realizar jogos da Libertadores, Sul-Americana, campeonatos Estaduais, Brasileiro e Copa do Brasil, por que tantas críticas em cima de uma competição de tamanha importância e assistida em todo mundo?
Que venha dia 13 de junho, data da abertura em Brasília… e se a Globo não quer se conformar por ter sido preterida, que entre com uma ação no STF. Quem sabe os Ministros não observam que as competições brasileiras também não passam de “ridículas e apenas mais um caça-níquel nacional?”
Da redação…
Vídeo: Youtube – EMBOLADOS TV