Não é de hoje que as críticas ao parlamento brasileiro têm sido mais frequentes por parte da população brasileira e, em especial, os eleitores. Enquanto Projetos importantes de interesse popular são “engavetados”, outros de interesses político-pessoais são colocados em pauta
Agora, pasmem, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pautou para esta terça-feira (data fictícia) a votação de uma proposta que amplia o tempo de mandato de senadores de 8 para 10 anos.
Segundo informações, a aceleração sobre a pauta e votação dão conta de que isso seja um reflexo dos pedidos de Lula que deseja promover mudanças institucionais no Congresso e do alinhamento de Alcolumbre com o Planalto.
No entanto, nem tudo são ou serão flores. A oposição, ou a grande maioria dela, já demonstrou que apresentará resistências. Até mesmo parlamentares da base governistas já se manifestaram contrários. “Isso não passa de uma manobra do governo de tentar enfraquecer a renovação política que, com certeza, irá acontecer ano que vem”, disse um oposicionista.
**Poliglota é jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília