O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma ordem executiva que oficializa a cobrança de 50% de tarifa do Brasil a partir da próxima sexta-feira (1º). No documento, o governante afirma que se trata do “enfrentamento de uma emergência nacional”.
Com o decreto, além dos 10% de impostos estipulados em abril por Trump, foi adicionada uma porcentagem de 40% sobre importações do Brasil devido a “políticas, práticas e ações recentes do governo brasileiro que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”.
O mandatário americano se baseou na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional de 1977 (IEEPA, sigla em inglês) para declarar uma emergência nacional. No documento, Trump volta a mencionar a “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivados pelo governo do Brasil contra o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores”.
Segundo o presidente, são graves violações dos direitos humanos que minaram o Estado de Direito no Brasil. Por isso, as medidas se mostram aplicáveis ao país.
Gazeta do Povo