- PUBLICIDADE -

TRE-DF julga recurso sobre fake News e condena ex-candidato Leandro Grass

TRE-DF condena ex-candidato por fake news nas eleições

Nesta segunda-feira (04), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal retomou o julgamento do recurso interposto por Ibaneis Rocha e pela Coligação Unidos pelo DF contra o ex-candidato ao governo do Distrito Federal, Leandro Grass.

A Coligação Unidos pelo DF (MDB/PP/PL/PROS/AGIR/SOLIDARIEDAE/AVANTE) moveu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral com base no art. 22 da LC64/90, alegando práticas de abuso dos meios de comunicação social, especialmente na internet.

Por decisão do colegiado, em sessão virtual e com placar de 4 a 2, Leandro Grass, atual presidente do Iphan, foi condenado por disseminação de fake news. A sentença prevê a inelegibilidade do ex-candidato por até 8 anos a partir de 2022, sujeita ao recurso.

Dr. Juan Nogueira, em contato, destacou o significado desse veredito no combate às fake news. “Este é um precedente crucial para o Distrito Federal, demonstrando o compromisso da Justiça Eleitoral no enfrentamento do abuso dos meios de comunicação e das fake news”, ressaltou o advogado. Assista a sessão virtual:

Atualmente o ex-distrital ocupa a presidência do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e essa condenação pode lhe custar o cargo. Segundo fontes ouvidas pelo portal que pediram anonimato, “é muito difícil ele conseguir se sustentar, mesmo com os padrinhos que julga ter”, disse.

Da redação com informações tudooknoticias.com.br

Sair da versão mobile