Coluna Eixo Capital, Por Ana Maria Campos
A semana será de boas notícias para os servidores públicos do GDF. Na próxima quarta-feira, o governador Ibaneis Rocha (MDB) lança, ao lado do secretário de Economia, André Clemente, o Clube de Desconto do Servidor. Serão estabelecidas parcerias com empresas privadas de diversos ramos comerciais para oferecer descontos nos preços ou condições especiais de pagamentos para servidores ativos e aposentados e seus dependentes. Outro programa de benefícios que será anunciado é o Programa DF-Superior, com descontos em mensalidades para graduação, pós-graduação e cursos técnicos. Os decretos estão prontos para serem publicados nesta semana.
Sanção
Outro evento da agenda positiva: o governador Ibaneis Rocha (MDB) sanciona amanhã com festa no Palácio do Buriti o projeto de lei complementar que cria o novo Refis.
Oposição dividida
Recado do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ): “A derrota de Trump só foi possível porque a oposição teve a grandeza e a sabedoria de apostar em quem tinha mais chances de vencer, deixando de lado preferências e vaidades. Precisamos fazer isso aqui também”. De fato, para o presidente Jair Bolsonaro a oposição dividida e com Lula como adversário é o cenário mais desejado em 2022.
Amor à primeira vista
O conselheiro Renato Rainha, do Tribunal de Contas do DF, e a advogada Ana Cláudia Barreto se casaram ontem em cerimônia pétit comitê no restaurante Patu Anu, no Lago Norte. Por causa da pandemia, apenas a família e pessoas mais próximas acompanharam presencialmente, mas o evento foi transmitido pelo YouTube para que os amigos não perdessem nenhum detalhe. Rainha se emocionou. Foi uma paixão fulminante. Eles se conheceram em dezembro de 2019, tiveram o primeiro encontro em fevereiro e não se separaram mais. Em agosto, decidiram viver juntos. Em menos de um ano, estão casados.
Livres
A derrota para Joe Biden não é um cenário tão ruim para os republicanos raiz. Eles têm uma Suprema Corte com maioria conservadora e são majoritários no Senado. Mostraram força na votação e se livraram de Donald Trump.
À venda
Depois de muita disputa e vitórias na Justiça, saiu o edital de privatização da CEB Distribuição. Foram colocados à venda 100% do capital social da empresa. Valor mínimo: R$ 1,423 bilhão.
Intervenção no Twitter
O Twitter adotou uma postura de combate às fake news que poderiam ser adotadas em outras situações. Bloqueou postagens do presidente Donald Trump sobre fraude nas eleições e também desmentiu afirmações como a declaração de vitória nas urnas ontem. É diferente do que fizeram as emissoras de tevê norte-americanas que tiraram do ar o pronunciamento de Trump. O Twitter fez uma intervenção no discurso do presidente que tem 88,6 milhões de seguidores.
Apoio a advogadas vítimas de violência
Para oferecer cuidado e proteção às advogadas vítimas de violência doméstica, a Caixa de Assistência dos Advogados do DF (CAADF) lançou o Auxílio Apoio e Proteção à Mulher Advogada. A medida altera o Estatuto da entidade para inclusão do benefício. Para ter direito ao auxílio, a advogada precisa estar inscrita na OAB, ter renda mensal de até dois salários mínimos e possuir medida protetiva deferida em seu favor em razão de violência doméstica ou familiar. O auxílio é composto por apoio psicológico e um salário mínimo por mês.
Só Papos
“O que está ficando mais claro a cada hora é que um número recorde de americanos — de todas as raças, credos, regiões — escolheu mudar mais do mesmo” (Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos)
“Eu venci. E por muito” (Donald Trump, presidente dos Estados Unidos)
Mandou bem
A senadora pela California Kamala Harris, do Partido Democrata, foi eleita vice-presidente dos Estados Unidos. Negra, é a primeira mulher a chegar ao cargo.
Mandou mal
Em plena época de tecnologia, num país com tantos recursos humanos e naturais, o Amapá passa pelo menos quatro dias sem energia elétrica, numa situação caótica.
A pergunta que não quer calar
Sem pandemia, o presidente Donald Trump estaria comemorando, hoje, a reeleição?
Enquanto isso… Na sala de Justiça
No momento em que o GDF convoca interessados para possíveis parcerias público-privadas para administrar a Rodoviária do Plano Piloto e restaurantes comunitários, o Tribunal de Contas do DF investe na capacitação de auditores que atuam na fiscalização de concessões e PPPs. A Escola de Contas do TCDF vai promover, entre os dias 23 e 27 de novembro, um encontro técnico virtual com especialistas de todo o país para aprimorar o controle dos serviços públicos prestados por empresas privadas.