- PUBLICIDADE -

Semana começa quente na política do DF. De suposto Fake News de Jornalecão a fofocas, começaram as campanhas…

Para quem queria agitação na política brasiliense, a semana começou pegando fogo

Depois da divulgação da pesquisa para o governo do Distrito Federal, pelo Instituto QUAEST (registrada na Justiça Eleitoral sob os números DF-08227/2022 e BR04749/2022 entre os dias 11 e 14/07), os bastidores trataram de se mexer e a coisa está ficando boa.

Segundo um grande jornal de circulação do Distrito Federal, pela pesquisa Ibaneis Rocha (MDB) e José Roberto Arruda (PL) estão empatados no quesito rejeição.

No entanto, a pesquisa não é clara nesse sentido e a alusão que se faz, diante dos demais números divulgados, indicam que Ibaneis venceria a disputa com Arruda caso ambos fossem a um segundo turno.

Outro detalhe, de acordo com as pesquisas, o atual governador não só venceria Arruda como também qualquer outro postulante que chegasse à disputa em segundo turno.

Mas como o foco agora está entre Ibaneis e Arruda, importante saber que o ex-governador Arruda só entrou na disputa por força de uma LIMINAR da justiça concedida pelo Desembargador Humberto Martins. Portanto, caso o julgamento do próximo dia 03 de Agosto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha a condenação por improbidade de Arruda, ele pode até ganhar, mas não levar, e o eleitor não está disposto a passar por essa vergonha de ter jogado seu voto no lixo.

Bolsonaro e Valdemar só assistem…

Por mais que alguns segmentos da imprensa e correligionários de Arruda estejam tentando envolver os presidentes Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto, do PL, nesse embate, uma fonte palaciana nos confidenciou que não existe essa possibilidade no momento.

Ao contrário do que afirmam, correntes internas e de grande influência política dentro do Partido Liberal (PL) não admitem uma chapa majoritária onde estejam o casal Arruda. Valdemar já disse que em determinado momento pode ser que seja necessária sua interferência, mas que o momento é só de observações, até mesmo para não desagradar a Bolsonaro que é sabido ter um carinho muito especial por Damares Alves (Republicanos), sua ex-ministra, agora compondo a chapa majoritária de Ibaneis Rocha na vaga ao senado federal.

E por falar em Senado…

A briga envolvendo a vaga para o Senado Federal ganhou mais vitamina. Três candidatos com potencial brigam por ela. Flávia, que está liderando facilmente com 36%, Damares que vem atrás com 9% empatada com Reguffe. A subida de Flávia se deu porque ela estava, até semana passada, alinhada com a chapa do governador Ibaneis Rocha. Com a indecisão dos Arrudas em dar segmento ao acordo firmado com a ex-ministra ainda no ano passado e a consequente reformulação da chapa por Ibaneis onde a deputada federal Celina Leão (PP) foi escolhida para vice e Damares Alves (Republicanos) para a vaga do senado, a tendência natural é que as próximas pesquisas tragam números diferentes, tanto para Flávia como para Damares. A não ser que Flávia se posicione, já que o próprio Ibaneis Rocha deixou bem claro que “as portas continuam abertas para ela e não para Arruda”, e aí o cenário pode mudar.

Vale lembrar…

Para quem se esqueceu, e também os eleitores mais jovens que esse ano irão estar habilitados para votar, José Roberto Arruda teve sempre uma carreira política complicada, com histórico que não favorece eleitores jovens que pensam na nova política.

Como senador, Arruda não concluiu o mandato porque teve que renunciar por conta do escândalo de violação do painel do senado. Já como governador foi preso e, de acordo com auditoria feita pela Controladoria Geral da União, teria desviado, em seu governo, aproximadamente 100 milhões de reais de recursos federais, após ganhar a eleição no primeiro turno em 2006. O famoso escândalo Mensalão do DEM envolveu políticos importantes do DF como o ex-vice-governador Paulo Octávio e deputados distritais que foram cassados na época.

Por fim, resta ao pré-candidato Arruda uma torcida implacável para que Alexandre de Moraes esteja em um de seus dias de glórias e bondades e a retroatividade da Lei de Improbidade Administrativa seja aprovada. Seria um retrocesso aos condenados que de alguma forma afundaram o país, seus estados e a política.

E as fofocas…

Bom, essa foi a outra novidade no começo de semana conturbado na política.

Uma exposição gravíssima em um site publicada hoje envolve a vida pessoal do casal Arruda. Por aí dá pra imaginar o que vem pela frente. Para quem não leu ou tomou conhecimento, a matéria ainda está lá.

Resta aguardar e deixar a peteca nas mãos dos eleitores do Distrito Federal e do Brasil, pois se desejamos um país limpo e transparente, a primeira coisa a fazer é não jogar o lixo para debaixo do tapete.

Por Jorge Poliglota…

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -