Uma reunião descontraída, com muita conversa política sobre o momento atual, reuniu dois grandes políticos do DF na manhã desta sexta-feira (26) na sede do PRD-DF
De um lado Alberto Fraga, deputado federal pelo PL-DF e do outro um dos grandes articuladores políticos da capital e presidente do Partido Renovação Democrática – Regional do Distrito Federal (PRD-DF), o advogado Lucas Kontoyanis.
Fraga está buscando alternativas para os cargos das próximas eleições do ano que vem quando termina seu mandato na Câmara Federal. Em 2022, o coronel da reserva da Polícia Militar do DF conseguiu a vaga graças a expressiva votação da deputada Bia Kicis (PL-DF), presidente atual da sigla no DF.
Em 2028 Fraga foi alijado do processo eleitoral após ter seus direitos políticos suspensos a poucos dias das eleições, na qual Ibaneis Rocha, atual governador reeleito do DF, disputava sua primeira eleição e venceu.
O PFelista Fraga tem um grande rebanho eleitoral dentro do DF e um potencial político que não pode ser desprezado. Para Lucas Kontoyanis, Fraga é um nome forte para qualquer cargo eletivo no próximo pleito e fez um convite direto para que ele dispute as eleições pelo PRD – DF. Em tom descontraído, Fraga reagiu com um largo sorriso: “Tá aí uma boa ideia”.
Mas a disputa para o cargo majoritário no DF parece já definido desde o fim das eleições de 2022. Ibaneis Rocha (MDB-DF), reeleito naquele ano, já declarou que suas prioridades para 2026 será concorrer ao Senado Federal tendo Celina Leão, sua vice-governadora, o nome escolhido por seu grupo político para ocupar a cadeira nº 01 do Palácio do Buriti com seu total apoio.
Tudo ainda está no campo das especulações; Fraga não admite bater o martelo sobre sua candidatura ao GDF ou qual caminho deverá seguir, no caso, uma reeleição à Câmara. Mas tem consciência de que precisa definir o mais rápido possível já que a política está num processo acelerado fora do comum. O cenário segue aberto.
Ao final do encontro, Lucas relembrou a trajetória política de ambos e, descontraidamente, sob um tom bem humorado, saudou a visita de Fraga com um velho jargão muito conhecido de todos: “Governador, respeita o povo!”. A risada foi geral!
**Poliglota é jornalista e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília