- PUBLICIDADE -

“Se errou, tem que pagar”. Denúncias sobre gestão no IGES não atrapalham caminhada de Ibaneis rumo a 2022

O desencadeamento da Operação Ethon na última quarta-feira e sua deflagração para apurar suposto superfaturamento em contratações emergenciais na saúde do DF, no qual está envolvido o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), não abalou as estruturas do governo de Ibaneis Rocha (MDB) na caminhada para a reeleição de 2022, apesar dos seus adversários políticos desejarem isso dia e noite

Segundo fontes palacianas confidenciaram ao blog, o governador foi enfático em afirmar que “quem erra tem que pagar por seus erros e não estamos aqui para compactuar e passar a mão na cabeça de ninguém”, numa alusão aos investigados, aos gestores do IGES e ao ex-secretário de Saúde, Francisco Araújo que é um dos alvos da investigação.

A operação visa apurar o superfaturamento na contratação de leitos de Covid-19 onde, segundo promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia, há indícios de que tenha ocorrido o conluio entre empresários e funcionários do Iges-DF para liberação de verbas.

Para os promotores, os funcionários responsáveis pelos repasses para a Domed, uma das contratadas, criavam condições para que – mesmo que os serviços fossem prestados de maneira ineficaz, sem atender ao que foi contratado – os recursos permanecessem caindo nas contas da empresa.

Uma alta fonte palaciana, que pediu sigilo, disse que o governador tem dito aos quatro cantos que por mais que adversários queiram envolve-lo em escândalos sobre falcatruas e corrupções ele não arreda pé de fiscalizar diuturnamente todas as suas secretarias e seus secretários. E que se algum deles sair fora da linha de execução do governo, seja quem for, a exoneração será o mínimo que receberá.

Por meio de nota, o Iges-DF comentou a operação deflagrada nesta quarta e justificou que os contratos em questão “foram firmados em gestões anteriores, antes de março de 2021, quando a atual direção assumiu a instituição”. Segundo o instituto, ações de controle interno, promovendo auditorias em todos os contratos firmados têm sido feitas. “Esse trabalho vem sendo feito rigorosamente pela Controladoria Interna. Caso sejam identificadas irregularidades, providências serão adotadas para solucioná-las”, disse.

Da redação…

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -