A novela sobre o nome do novo Procurador Geral da República (PGR) parece estar chegando ao fim.
Segundo alguns ministros mais próximos de Lula, o nome de Paulo Gonet deve ser o escolhido pelo presidente para comandar a PGR.
Lula conversou com Paulo e com o subprocurador Antonio Bigonha, que era um nome favorável entre os procuradores, mas ao que tudo indica, Gonet está mais aliado ao projeto da esquerda para assumir o cargo.
Muitos aliados de Lula, oponentes ao nome de Paulo Gonet, acham que a indicação poderá fortalecer em demasia os poderes de Moraes e Gilmar Mendes.
Uma das maiores opositoras da indicação é exatamente a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que em 2016 teve aberta uma ação penal contra ela e seu ex-marido, Paulo Bernardo, então ministro de Lula por quase 10 anos.
A acusação da PGR afirmava que a campanha de Gleisi ao senado havia recebido 1 milhão oriundos de contratos superfaturados da Petrobrás.
A atual procuradora interina, Elizeta Maria, até tentou ser conduzida ao cargo, mas foi voto vencido, mesmo intensificando ações que alegrariam o presidente como apurações de crimes contra a democracia.
Segundo fontes, até semana que vem Lula deve bater o martelo.
Por Jorge Poliglota…