- PUBLICIDADE -

Por sentar na cadeira de Alexandre de Moraes, homem é condenado a 17 anos de prisão

STF forma maioria para condenar homem que sentou na cadeira do ministro durante invasão

O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria formada para condenar Fábio Alexandre de Oliveira, acusado de participar dos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Durante a invasão ao prédio do STF, Oliveira foi filmado sentado em uma das cadeiras dos ministros, gesto que ganhou notoriedade por ele ter se referido ao assento como “cadeira do Xandão”, em alusão ao ministro Alexandre de Moraes.

O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma e deve ser finalizado até 5 de agosto. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, propôs uma pena de 17 anos de prisão, apontando que Oliveira tentou dificultar sua identificação ao usar luvas e portar uma máscara contra gases.

O ministro Flávio Dino acompanhou Moraes e também votou pela condenação. Já o ministro Cristiano Zanin, embora também tenha defendido a condenação, sugeriu uma pena um pouco menor: 15 anos de prisão, com reclusão, detenção e pagamento de multa.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, os elementos usados por Oliveira indicam que ele estava preparado para o confronto com as forças de segurança.

Ainda faltam os votos dos ministros Cármen Lúcia e Luiz Fux.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -