Em uma coletiva realizada hoje (13) na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, os secretários de Segurança Pública, Sandro Avelar, e de Educação, Hélvia Paranaguá, apresentaram o Plano de Segurança para reforçar a segurança nas escolas do DF
Segundo o Secretário Sandro Avelar, o governador Ibaneis Rocha deu autorização para que sejam contratados policiais temporários visando preencher a lacuna de falta de efetivo.
Em Brasília são cerca de 1,6 mil escolas entre públicas e privadas, além de creches, universidades e faculdades. As recentes ameaças de ataques que tomaram conta de todo país e o Distrito Federal não permitem demora na aplicação de mecanismos de prevenção.
Não foram divulgados os quantitativos a serem contratados para atender a demanda e nem a data de convocação desses servidores, que serão, provavelmente, policiais da reserva das forças militares e até policiais civis.
Um outro aspecto anunciado na coletiva é a atuação conjunta das polícias civil e militar, além do Corpo de Bombeiros e o Detran sempre buscando a otimização de seus efetivos e viaturas.
Participaram da coletiva: O Secretário de Segurança Pública Sandro Avelar, a Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o Diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Marcelo Portela e os comandantes das forças militares Mônica Mesquita (CBMDF) e Klepter Rosa (PMDF) e o Delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Benito Tiezze.
Assista na íntegra a coletiva:
Da redação,
Por Jorge Poliglota