Desde o dia 18 de abril policiais militares da ativa, da reserva, pensionistas e dependentes não precisam mais passar por problemas burocráticos para marcarem suas consultas e exames nas redes credenciadas pela corporação
As reclamações dos usuários acerca da burocracia para o atendimento na área de saúde da corporação levaram o comando da coronel Ana Paula Habka a adotar medidas urgentes que possibilitasse um atendimento digno e célere aos integrantes da PMDF.
Esforços foram envidados para que uma rede credenciada bastante diversificada em especialidades fosse contratada para que as consultas eletivas (as de maiores demandas) e exames pudessem ser realizados quase que instantaneamente.
A partir de agora, o Novo Sistema de Gestão de Saúde da PM encerra as emissões de Guias de Atendimentos e passa a gerir consultas e exames diretamente nos hospitais e clínicas conveniadas que, aliás, estão sendo atualizadas e credenciadas paulatinamente, com o objetivo de trazer maior comodidade aos usuários do sistema de saúde da PMDF.
Desta forma, os atendimentos aos beneficiários do Sistema de Saúde da PMDF ocorrerão da seguinte forma:
- O usuário deverá procurar o atendimento junto a rede credenciada identificando-se como usuário do Sistema de Saúde da PMDF de forma virtual (telefone e internet para marcação de consultas e exames não laboratoriais) ou se preferir presencial mesmo para marcação ou como no caso de exames laboratoriais para coleta e entrega do material a ser analisado;
- A empresa Credenciada irá acessar o Sistema de Gestão da PMDF (Conecta) e verificar a elegibilidade do beneficiário da PMDF;
- Após a empresa fazer a verificação a mesma irá solicitar a autorização via sistema, conforme o caso (consulta ou exame laboratorial ou não), sendo que na maioria dos casos já estarão autorizados;
- Se autorizado de forma automática (a maioria dos casos), a empresa credenciada realizará o atendimento e ela mesmo providenciará a documentação no sistema;
- Se a solicitação de autorização for encaminhada para regulação (ficar em análise) o que acontecerá em uma pequena quantidade de casos específicos, a empresa credenciada irá acompanhar a regulação e caso seja autorizado, realizara o atendimento, caso seja negado, esta mesma empresa comunicará ao paciente a necessidade de se dirigir ao Serviço de Atendimento ao Usuário da PMDF, para conhecimento do motivo da negativa.
Esse é um passo muito importante na prestação de serviços de saúde aos integrantes da Polícia Militar e dependentes. Uma das áreas mais criticadas foi a psicológica, já que casos envolvendo transtornos que levaram muitos policiais ao suicídio cresceram absurdamente.
Nos grupos de policiais nas redes sociais a medida foi comemorada com exaustão. “Precisávamos disso e nunca é tarde para que os comandos reconheçam o valor do policial que está nas ruas e precisa de acompanhamento médico. Atrás de nossas fardas tem um ser humano e isso precisa ser prioridade”, era uma mensagem em um desses grupos.
Segundo o Chefe do Departamento de Saúde da corporação, Coronel Waldeci Ramalho (Foto), o objetivo é que novas clínicas sejam credenciadas o mais breve possível para que a corporação preste a seus integrantes o tratamento digno o qual merecem pelos serviços relevantes prestados à população brasiliense.
**Poliglota é jornalista, Oficial da reserva da PMDF e Editor-chefe do Portal Opinião Brasília