- PUBLICIDADE -

PMDF emite Nota Oficial sobre as manifestações de 8 de janeiro

Em seu site institucional, a Polícia Militar do Distrito Federal emitiu uma Nota onde esclarece a quem de direito os fatos ocorridos nas manifestações do último dia 08 de janeiro que culminaram com a invasão do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional e, consequentemente, o confronto com os policiais

Veja a Nota:

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) esclarece que vem trabalhando constantemente com reforço de policiamento na Capital Federal desde o período natalino, festas de final de ano e das cerimônias de posse dos governos federal e distrital no início de janeiro.

Sobre os graves eventos ocorridos nas manifestações do dia 8 de janeiro de 2023, a PMDF em planejamento conjunto com outros órgãos distritais e federais de segurança pública adotou protocolos para reforçar o policiamento preventivo na região central de Brasília com vistas a garantir a segurança e a ordem pública. Coube à PMDF grande parte dos encargos, cabendo aos demais órgãos de segurança, a responsabilidade dentro de suas competências.

Dentre as medidas adotadas, os participantes foram informados sobre as restrições de deslocamentos pelas vias públicas, de forma a garantir o tráfego e a segurança da população. A passeata seria como comumente é feito pela PMDF, organizada mediante a ocupação de faixas da avenida N-1 do eixo monumental. Concomitantemente, nenhum ônibus, carreatas ou motociatas foram permitidos, tendo sido rechaçada, por policiais militares do Batalhão de Trânsito (BPTran), qualquer tentativa de descumprimento a isso. Durante a passeata, alguns manifestantes foram presos pelo BPTran por porte de objetos nocivos como atiradeiras, bolas de gudes e pedras.

Até o início da tarde, os manifestantes se comportavam de maneira colaborativa, quando de forma abrupta passaram a hostilizar e entrar em confronto violento com os policiais militares, conseguindo invadir os prédios dos Três Poderes, momento que, recursos adicionais especializados da Corporação foram acionados para contenção e restabelecimento da ordem. Todo efetivo disponível da Corporação foi mobilizado para comparecimento imediato ao serviço. Instalações dos Três Poderes da República foram retomadas por meio de ações enérgicas da PMDF que ainda apoiou diversos órgãos com materiais e pessoal no cumprimento de suas atribuições. Centenas de manifestantes foram detidos e conduzidos pela PMDF para as devidas medidas de responsabilização.

É de se destacar que, dezenas de policiais militares do DF foram feridos durante as ações, sendo vários com gravidade. A estes, o Comando da Corporação e toda sociedade brasiliense rendem o reconhecimento pelo comprometimento e cumprimento do dever, mesmo com o risco da própria vida.

A PMDF, instituição de Estado, bicentenária, pautada nos pilares da hierarquia e disciplina, que permanecem firmes, ao longo da sua história sempre atuou nos mais rígidos parâmetros de segurança, garantindo o pleno exercício dos poderes constituídos, a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, bem como a garantia a todo e qualquer cidadão os mais sagrados direitos constitucionais.

Polícia Militar do Distrito Federal, muito mais que segurança.
Orgulho de ser policial militar.

Fonte: PMDF

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -